Leia também:
X STF: Mulher que importou sementes de maconha é solta

Inep: “Bolsonaro não pediu para ler o Enem de 2019”

Afirmação foi feita pelo presidente do instituto, Elmer Coelho Vicenzi

Henrique Gimenes - 14/05/2019 14h30 | atualizado em 14/05/2019 17h11

Presidente do Inep, Elmer Coelho Vicenzi Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Nesta terça-feira (14), o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Elmer Coelho Vicenzi, afirmou que o presidente Jair Bolsonaro e o ministro da Educação, Abraham Weintraub, não pediram para ler o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019. O órgão é o responsável por cuidar da prova.

A declaração foi dada durante uma audiência na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

– Não foi pedido ao Inep, por nenhuma autoridade superior ao presidente do Inep, ministro da Educação ou o próprio presidente, para ler a prova – apontou.

No ano passado, Bolsonaro chegou a criticar uma questão do Enem e disse que, este ano, iria olhar a prova para ver se estava tudo certo.

Durante a audiência, os parlamentares também questionaram o presidente do Inep sobre uma possível interferência de Jair Bolsonaro, semelhante à ocorrida com uma peça publicitária do Banco do Brasil. Vicenzi disse que, se o pedido do presidente estiver dentro das normas, ele será seguido.

– Pontuando a questão sobre se o presidente pedir (…) Havendo normativo, [o Inep] fará. Não havendo, não fará. Quem é que dirime a dúvida sobre lei, sobre normativos, na administração pública federal? A Advocacia-geral da União. Não me foi solicitado. Não instei a Advocacia-geral da União – destacou.

Leia também1 Ministro Santos Cruz pode ser demitido até sexta-feira
2 Maia elogia atuação de Moro e prestigia seu nome para o STF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.