Leia também:
X Presidente do PL promove jantar e recebe Michelle Bolsonaro

Indígenas: STF manda investigar autoridades da gestão Bolsonaro

Decisão é do ministro Luís Roberto Barroso

Pleno.News - 31/01/2023 09h14 | atualizado em 31/01/2023 10h31

Ministro Luís Roberto Barroso Foto: STF/Carlos Moura

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, nesta segunda-feira (30), a realização de investigação sobre “altas autoridades federais” do governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) por suposto crime de genocídio de povos indígenas, assim como delitos ambientais relacionados à vida, à saúde e à segurança de tais comunidades.

– Os documentos em questão sugerem um quadro de absoluta insegurança dos povos indígenas envolvidos, bem como a ocorrência de ação ou omissão, parcial ou total, por parte de autoridades federais, agravando tal situação – apontou o ministro.

A ordem de abertura de inquéritos foi direcionada à Procuradoria-Geral da República, Ministério Público Militar, Ministério da Justiça e Segurança Pública e Superintendência Regional da Polícia Federal de Roraima. O ministro determinou o encaminhamento, aos órgãos, de uma série de documentos que, em sua avaliação, retratam situação “gravíssima e preocupante”.

A determinação para a instauração das investigações foi acompanhada de outras três decisões. Em uma delas, ao reforçar ordem para retirada de garimpos ilegais de terras indígenas, Barroso determinou a abertura de crédito orçamentário para garantir medidas urgentes e necessárias à preservação da vida, saúde e segurança das comunidades indígenas.

*AE

Leia também1 Presidente do PL promove jantar e recebe Michelle Bolsonaro
2 Lula pede que espaço aéreo sobre a terra Yanomami seja fechado
3 Justiça Federal autoriza bloqueio de bens de 40 manifestantes
4 Haddad irá se reunir com Renan e com banqueiros nesta terça
5 Randolfe pode deixar a Rede e se filiar ao PT, afirma site

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.