Leia também:
X Huck ‘provoca’ Bolsonaro por discurso na ONU

Índia que esteve na ONU sobre ONGs: “Bando de filho da p*”

Ysani Kalapalo apoiou discurso de Bolsonaro durante abertura da 74ª Assembleia Geral da ONU

Ana Luiza Menezes - 25/09/2019 17h08 | atualizado em 25/09/2019 18h21

Ysani Kalapalo e a primeira-dama, Michelle Bolsonaro, na Assembleia da ONU Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (25), a indígena Ysani Kalapalo retornou ao Brasil e desembarcou na Base Aérea de Brasília. Ela esteve na abertura da 74ª Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, EUA, onde acompanhou o discurso do mandatário.

Já no Distrito Federal, Ysani aceitou o convite da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, para ir até o Palácio da Alvorada a fim de conhecer a residência oficial da família presidencial. Em entrevista ao jornal Metrópoles, ela defendeu o discurso de Bolsonaro na ONU.

– O presidente, com certeza, tem razão ao dizer que são as ONGs que estão destruindo a Amazônia. (…) Muitas ONGs influenciam os povos indígenas do Brasil. ONGs e partidos de esquerda. Devido a isso, muitas vezes lideranças que vêm para Brasília são bancadas pelas ONGs e por partidos de esquerda. Tudo que eles falam os índios acabam replicando aquilo que foi falado. No meu ponto de vista, eles só repetem aquilo que os líderes falam – disse ela.

Desde seus 12 anos de idade, Kalapalo reside em São Paulo. Recentemente, ela deu uma pausa nos estudos para voltar à sua aldeia, que fica no Mato Grosso.

A indígena também citou um caso vivenciado por sua família para criticar a ação de organizações.

– Vou te dar um exemplo aqui. O instituto socioambiental do Xingu. O que essa ONG vem fazendo? Recentemente, tiveram umas queimadas na minha aldeia, porque meu avô fez umas queimadas ali. A gente acionou equipes de todos os lugares, ONGs. Ninguém apareceu. Quando o índio realmente precisa da ajuda deles [das ONGs], eles simplesmente viram as costas. Na minha visão, é um bando de filho da p***. Desculpe o termo, mas é com esse termo que eu me dirijo a eles. Eles só estão ali para persuadir os indígenas, para influenciar, para os índios aderirem à ideologia deles. Eu não vou me vincular com eles, por isso eles me odeiam. Por isso tem ONG que vive me ameaçando. Os índios também são bancados por essas ONGs e eu não estou nem aí – contou.

Leia também1 Moro e esposa serão padrinhos de casamento de Zambelli
2 Na ONU, Jair Bolsonaro diz a Donald Trump: "I love you"
3 Bolsonaro diz que senador alvo da PF segue no cargo

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.