Leia também:
X Motta choca governo Lula ao avisar pelas redes que pautou IOF

Impulsionado por Jair e Michelle Bolsonaro, PL completa 40 anos

Partido se consolida atualmente como a maior força política de direita no Brasil

Paulo Moura - 25/06/2025 11h09 | atualizado em 25/06/2025 11h38

Valdemar, Jair Bolsonaro e Michelle Bolsonaro Foto: Beto Barata/PL

Há 40 anos, no dia 25 de junho de 1985, o Diário Oficial da União (DOU) publicava o manifesto, o programa e os estatutos de um partido político fundado no Rio de Janeiro (RJ), o Partido Liberal (PL). A data foi relembrada pela sigla nesta quarta-feira (25), em um momento em que a sigla se consolida, representativamente, como a mais forte da direita no Brasil, tendo o ex-presidente Jair Bolsonaro em suas fileiras.

Em uma publicação feita pela passagem de seu 40° aniversário, o PL afirmou que “são quatro décadas de muito, muito trabalho” e que “representar um povo tão forte, sonhador e convicto requer sabedoria e alto senso de responsabilidade”, para, segundo o partido, “construir cada capítulo dessa história à base de patriotismo, democracia e lealdade”.

Na postagem, o PL compartilhou um vídeo no qual figuras políticas da sigla aparecem defendendo as principais bandeiras da sigla, como a luta contra o aborto e contra as invasões de terra. O partido também homenageou seu atual presidente, Valdemar Costa Neto, e ressaltou que, ao lado do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, além de sua base parlamentar, a legenda cresceu.

– E por isso a gente diz: fazer o Brasil dar certo é o que nos faz querer ir além. Contem com o PL para os próximos 40 anos também! – completou a agremiação na postagem.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Partido Liberal | PL22 (@plnacional22)

HOMENAGENS
Nos comentários da publicação de aniversário, políticos do PL celebraram a data. O líder da sigla na Câmara, deputado Sóstenes Cavalcante (RJ), parabenizou o partido e destacou o foco nos valores da legenda.

– Parabéns ao PL, a maturidade chega aos 40 anos!!! Se já chegamos aos 40 anos sendo o maior partido do Brasil… Vamos continuar focados nas nossas lutas e valores… Deus, pátria, família e liberdade! Feliz Aniversário, PL22! – escreveu Sóstenes.

A vereadora de Fortaleza (CE) e vice-presidente nacional do PL Mulher, Priscila Costa, foi outra a destacar a data ao falar do orgulho de integrar os quadros do Partido Liberal.

– Parabéns, PL! Que orgulho servir o Brasil ao lado de quem defende nossos valores! – disse.

HISTÓRIA DO PL
Tendo como fundador e primeiro presidente o advogado e deputado federal Alvaro Valle, que morreu em 2000 em decorrência de um câncer no intestino, o PL reforça que a sigla já previa, em seu manifesto inicial, “a situação caótica a que se chegaria em alguns setores vitais da vida brasileira. Um deles, o da assistência à Criança, sobretudo quanto à alimentação e assistência à gestante e ao pré-escolar”.

– Outro [setor que enfrentaria uma situação caótica] era o da Previdência Social, para o qual defendíamos uma reforma “radical” de estrutura. O PL já condenava, à época, o tratamento iníquo que se dispensava a aposentados e pensionistas, defendendo reajustes que anulassem os efeitos da inflação – diz um texto no site do partido sobre sua história.

Ao longo de sua história, a sigla sofreu algumas transformações. Em 2003, houve a incorporação do Partido Geral dos Trabalhadores (PGT) e do Partido Social Trabalhista (PST) ao PL, o que garantiu uma maior força política ao partido na época. Já em 2006, houve a união ao Partido de Reedificação da Ordem Nacional (PRONA), que resultou na criação do Partido da República (PR).

Entretanto, em 2019, a agremiação deliberou em Convenção Nacional pela mudança de sua nomenclatura, tendo sido homologada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a modificação da denominação do Partido da República (PR) para a volta do uso do nome Partido Liberal (PL).

Em novembro de 2021, o ex-presidente Jair Bolsonaro se filiou ao partido, marcando um novo momento para o PL, que viu, após as eleições federais de 2022, sua bancada se consolidar como a maior tanto na Câmara quanto no Senado, especialmente por causa da filiação de aliados do líder conservador aos quadros da sigla.

Leia também1 Trump: "Irã quer se recuperar agora e não enriquecerá urânio"
2 Corpo de Juliana Marins é içado e levado para base na Indonésia
3 STF valida decreto de Lula sobre compra e transferência de armas
4 Pai de Juliana Marins: "Voa, Juju. Voa para os braços do Pai Eterno"
5 INSS estima data para ressarcir descontos ilegais

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.