Leia também:
X Eduardo Bolsonaro solicita gastos de Lula na ida a Londres

Ida de ministros de Lula à feira do MST afasta bancada do agro

Diversos ministros do governo federal participaram de evento da entidade

Pleno.News - 14/05/2023 10h12 | atualizado em 15/05/2023 10h30

Ministros Paulo Teixeira e Alckmin participam da Feira Nacional da Reforma Agrária do MST Foto: Estadão Conteúdo/Taba Benedicto

A presença do vice-presidente Geraldo Alckmin e de ministros do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na feira nacional do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) incomodou integrantes da bancada ruralista no Congresso. Com a postura da gestão petista, o distanciamento do agro, que já era grande, tende a aumentar.

O segundo vice-presidente da Frente Parlamentar do Agronegócio (FPA) na Câmara, deputado Evair de Melo (PP-ES), já fala em rompimento e diz que “o governo arrancou a ponte com o agro” e que “não tem mais diálogo”.

– É a fotografia que nós precisávamos para poder provar o envolvimento do governo com o MST nessas invasões de terra – complementou, sobre a foto de Alckmin ao lado do coordenador do MST, João Pedro Stédile, durante o evento.

Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, e outros membros do primeiro escalão do governo viraram estrelas do evento, no Parque da Água Branca, em São Paulo.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, por exemplo, se tornou garoto propaganda de um pacote de fubá, um dia após o indicado de Lula para o Banco Central, Gabriel Galípolo, visitar o local. Também já passaram pela feira os ministros Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).

O aceno do governo ocorre no momento em que o Congresso está prestes a instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as invasões do MST. Integrantes da oposição, incluindo parlamentares que fazem parte da cúpula da bancada ruralista, prometem apontar responsabilidade do governo nos atos ilegais.

– O governo dá sinais absolutamente contraditórios e tem vivido uma certa esquizofrenia com o agro. Dá uma no cravo e outra na ferradura, mas vai ter que se definir – disse o deputado Arnaldo Jardim (Cidadania-SP), vice-presidente da frente da agropecuária na Câmara.

A bancada do agronegócio acumula uma série de desentendimentos com o governo, após invasões promovidas pelo MST no campo, críticas à Agrishow, a maior feira do setor no país, e discursos do próprio presidente. Na última quinta-feira (11), Lula fez menção à Agrishow e disse que “alguns fascistas de São Paulo” não quiseram a presença do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, no evento.

Em uma tentativa de atenuar a crise, Carlos Fávaro, que disse ter sido “desconvidado” da Agrishow, se reuniu com os parlamentares da bancada ruralista na semana passada e prometeu um aporte de R$ 200 milhões do Orçamento da União para reforçar o Plano Safra, principal linha de financiamento do setor, ainda neste ano e diminuir o impacto da taxa de juros no programa.

*AE

Leia também1 Eduardo Bolsonaro solicita gastos de Lula na ida a Londres
2 Mais de 10 sacadas de prédio residencial em Belém desabam
3 Alemanha enviará 3 bilhões de dólares em ajuda à Ucrânia
4 OAB sugere criação de órgão regulador para redes sociais
5 Alckmin sobre MST: Trabalho sério que pouca gente conhece

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.