Henkel desmente Tabata Amaral sobre voto impresso auditável
Comentarista acusou parlamentar de fake news e disse que ela está mal informada sobre a PEC
Pleno.News - 05/08/2021 09h51 | atualizado em 05/08/2021 12h05
A comentarista de política Ana Paula Henkel rebateu na última terça-feira (3) afirmações da deputada federal Tabata Amaral (sem partido-SP) acerca do voto impresso auditável. A parlamentar declarou que a mudança favoreceria a compra de votos, pois o eleitor “teria um comprovante”.
– Eu ouço falar em voto impresso, a única coisa que me vem na cabeça é compra de votos. A quem interessa que você tenha um comprovante? A quem interessa que você possa tirar uma foto? A quem compra voto – assinalou Tabata.
Em comentário na Jovem Pan, Henkel afirmou que a congressista está mal informada sobre a PEC e que não deve ter lido nenhum relatório sobre o assunto, pois, segundo a proposta, o eleitor não teria nenhum contato físico com o comprovante do voto.
– O eleitor não tem absolutamente nenhum contato com o voto físico, o papel aparece através de um visor apenas. O eleitor nem toca nesse voto impresso, ele [o voto impresso] confirma, sim, que “o que eu coloquei na tela eletrônica é o que está no papel”, que ele [eleitor] vê através do visor. E ele [eleitor] aperta o confirma, e o voto físico cai em uma urna escura e lacrada – detalhou.
Henkel também descartou que o cidadão possa tirar fotos do comprovante, pois os celulares são proibidos na cabine de votação.
Leia também1 Doria diz que não há necessidade de terceira dose da CoronaVac
2 Câmara aprova urgência de 'reforma tributária do IR'
3 PF investiga se CPI vazou dados sigilosos. Randolfe irá ao STF
4 Eduardo Bolsonaro quer abrir CPI das urnas eletrônicas
5 Bolsonaro sobe o tom e já fala em 'antídoto' fora da Constituição