Leia também:
X No último dia possível, Senado aprova MP dos Ministérios

Heleno diz que termo “golpe” ficou “vulgarizado” no Brasil

Em CPI, general se defendeu de acusações de que teria conspirado por um golpe no país

Thamirys Andrade - 01/06/2023 15h34 | atualizado em 01/06/2023 16h43

General Augusto Heleno Foto: Câmara dos Deputados/Cleia Viana

Nesta quinta-feira (1°), o general Augusto Heleno negou que tenha conspirado por um “golpe” político no Brasil e afirmou que o termo tem sido usado levianamente. De acordo com ele, é necessário que haja não somente demonstrações de insatisfação com o governo eleito, mas toda uma conjuntura para que o uso da expressão se aplique.

As declarações ocorreram durante oitiva do general na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Atos Antidemocráticos instalada na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF).

– O tratamento que estão dando para a palavra “golpe” não é adequado. Golpe precisa ter líderes, líder principal, não é uma atitude simples, ainda mais em um país como o Brasil. Esse termo golpe está sendo empregado com extrema vulgaridade. Não é uma coisa simples de se avaliar que uma manifestação, uma demonstração de insatisfação possa se caracterizar um golpe – declarou, conforme o portal Metrópoles.

Na ocasião, Heleno disse que nem o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), nem seus aliados políticos fizeram reuniões visando impedir que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumisse. Segundo o militar, tratam-se de “narrativas fantasiosas”.

O general ainda foi questionado sobre o porquê de o Exército não ter se pronunciado reconhecendo a vitória do petista e, em resposta, opinou que “não tinha razão para ser dito”. Heleno defendeu que as Forças Armadas sempre se pautaram pela “legalidade” e pela “democracia”.

– Eu, como ministro, não podia passar por cima do presidente e declarar algo que era competência dele – completou Heleno.

Leia também1 Pacheco diz que votação da MP dos Ministérios será "tranquila"
2 PF faz operação contra aliados de Lira por fraude em licitações
3 Pacheco confirma indicação de Cristiano Zanin ao Supremo
4 STF vai julgar recurso de Lira contra denúncia por corrupção
5 GSI instaura sindicância para apurar agressão a jornalistas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.