Leia também:
X Flávio Bolsonaro diz que “pixulé” faz Renan se lembrar do Lula

Heleno diz que Abin pode investigar desvios na pandemia

Agência Brasileira de Inteligência tem autonomia para coletar dados

Gabriela Doria - 19/05/2021 19h13 | atualizado em 19/05/2021 20h13

Ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional Augusto Heleno Foto: PR/Marcos Corrêa

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno, afirmou a deputados federais, nesta quarta-feira (19), que a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) poderá, eventualmente, investigar possíveis desvios de recursos federais enviados a estados e municípios para o combate à pandemia.

A declaração foi dada à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados, após questionamento do deputado Leo de Brito (PT-AC) sobre um pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro para que a Abin apurasse dados fiscais fornecidos por governos estaduais e municipais. A informação foi veiculada pela revista digital Crusoé.

Segundo Heleno, a Abin tem prerrogativa para coletar esses dados.

– Uma atribuição legal da Abin é fazer esse tipo de investigação. É um órgão de inteligência e que pode ser solicitado pelo presidente da República que verifique o que aconteceu com as verbas que foram destinadas a estados e municípios. Isso aí não tem nada de ilegal e nem de irregular – esclareceu.

Na ocasião da reportagem da Crusoé, a Abin, sob o comando do diretor Alexandre Ramagem, emitiu nota afirmando que a agência tem o dever de ‘cooperar no combate à corrupção’.

– A corrupção e o desvio de recursos públicos são condutas capazes de produzir a erosão das instituições, o empobrecimento da sociedade e o descrédito do Estado. Cabe à Inteligência cooperar, com os órgãos de controle e com os governantes, na prevenção, identificação e combate à corrupção, em suas diversas manifestações, conforme o Decreto nº 8.793/16 – afirmou a agência.

Leia também1 Pé atrás: Lula será candidato "se estiver na melhor posição"
2 Ex-ministro Pazuello nega que tenha passado mal no Senado
3 Randolfe pede quebra de sigilo bancário e telefônico de Pazuello
4 Pazuello passa mal no Senado, e depoimento é suspenso
5 Esquerda vai ao STF para 'barrar' privatização da Eletrobras

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.