Leia também:
X Lula acusa Bolsonaro de “humilhar” as Forças Armadas

Heinze pede que o Senado paute impeachment de Moraes

Ministro virou alvo de uma série de pedidos de impeachment nos últimos dois anos

Paulo Moura - 11/11/2022 12h22 | atualizado em 11/11/2022 13h03

Senador Luis Carlos Heinze Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Luis Carlos Heinze (PP-RS) pediu, durante pronunciamento realizado no Plenário do Senado na última quarta-feira (9), que a Casa coloque na pauta o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal. Nos últimos dois anos, o ministro virou alvo de uma série de pedidos de impedimento protocolados no Senado.

Em sua fala, Heinze declarou que não é possível “admitir que um único homem empossado em cargo público promova a submissão aos Poderes à sua santa vontade” e defendeu que as “instituições de Estado precisam agir de forma isenta, precisam aplicar a legislação vigente”. O senador disse ser impossível negar que não são presenciados atualmente “atos de censura”.

– Quem ocupa um cargo de ministro da Suprema Corte não pode fazer escolhas pessoais baseadas em entendimentos unilaterais. (…) Alguém aqui consegue negar que presenciamos atos de censura? Isso não é mais do que suficiente para que seja colocado em pauta o pedido de impeachment? – questionou.

Heinze ainda elencou que sentenças “questionáveis” estão sendo publicadas por Moraes sem que o assunto seja discutido no Senado e que isso seria “uma afronta aos mais basilares direitos das liberdades individuais”.

– A inação desta Casa tem encorajado este ministro que, não encontrando obstáculo ao seu ímpeto abusivo, segue praticando atos flagrantemente inconstitucionais. Os desmandos do senhor Alexandre de Moraes têm seguido uma escalada autoritária que precisa ser contida urgentemente – completou.

Leia também1 Jornalista Carlos Sardenberg deixa a TV Globo: "Está na hora"
2 Petista que pediu fim da expressão "eu vos declaro marido e mulher" perde ação para Ratinho
3 Bolsonaro nomeia 9 para o Conselho Nacional de Educação
4 Ex-marido que matou juíza é condenado a 45 anos de prisão
5 Fotos: Familiares, amigos e fãs se despedem de Gal Costa

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.