Leia também:
X Weber nega soltar 2 suspeitos de hackear autoridades

Hang desistiu de ação no TSE para evitar viagem a Brasília

'Por economia processual, desistimos do recurso em plenário', informou a assessoria do empresário

Ana Luiza Menezes - 19/09/2019 17h54 | atualizado em 19/09/2019 17h55

Empresário Luciano Hang Foto: Divulgação

O empresário Luciano Hang, dono da rede varejista Havan, desistiu da recorrer da condenação de R$ 2.000 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por propaganda eleitoral irregular em favor de Jair Bolsonaro para evitar gastos.

– Por economia processual, porque sairia mais caro ir a Brasília, desistimos do recurso em plenário e resolvemos pagar os 2 mil – afirmou a assessoria de imprensa do empresário, em nota nesta quinta-feira (19).

A fortuna de Hang, segundo ranking da revista Forbes deste ano, é de US$ 2,2 bilhões. A sede da Havan é em Santa Catarina.

Na quarta-feira, o ministro Sérgio Banhos determinou o cumprimento de uma condenação de julho, após a desistência de recurso da defesa de Hang. O empresário gravou um vídeo durante o processo eleitoral de 2018 em apoio ao então candidato e hoje presidente dentro de uma loja da Havan e divulgou no Facebook.

O local é considerado “bem de uso comum”, onde, segundo a decisão, é proibida a realização de propaganda eleitoral. A ação foi proposta pela coligação Para Unir o Brasil, do então candidato Geraldo Alckmin (PSDB).

Na nota, a assessoria afirmou ainda que Hang “jamais fez propaganda irregular para o presidente Jair Bolsonaro” e “apenas manifestou a sua opinião legítima de apoio ao presidente, o que é assegurado constitucionalmente”.

A empresa diz ainda que “o próprio TSE entendeu pela inexistência de irregularidade e potencial lesivo para as eleições. Tanto é assim que não aplicou qualquer sanção ao presidente e fixou multa em patamar mínimo”.

A coligação de Alckmin pediu a condenação de Bolsonaro, mas o TSE negou.

*Folhapress/ William Castanho

Leia também1 Weber nega soltar 2 suspeitos de hackear autoridades
2 Deltan chama de revanchismo ações do STF contra Lava Jato
3 Em viagem, Salles participará de reuniões sobre a Amazônia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.