Haddad sinaliza que associações irão ressarcir aposentados
"Quem cometeu o abuso é quem pague a conta", disse ele, após críticas ao uso do Tesouro no ressarcimento
Pleno.News - 09/05/2025 12h49 | atualizado em 09/05/2025 13h03

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse, nesta sexta-feira (9), que recebeu informações da Advocacia-Geral da União (AGU) de que os recursos bloqueados das contas das associações e sindicatos que fraudaram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) são suficientes para ressarcir os aposentados e pensionistas que foram lesados.
Haddad deu a informação ao ser perguntado se os recursos que serão usados para pagar os aposentados ficariam sob o arcabouço fiscal. Ele afirmou que quem cometeu fraude é que tem que pagar a conta.
– A notícia que tivemos da AGU é de que um conjunto apreciável de recursos foi bloqueado das contas das associações que cometeram as fraudes. Então, vamos fazer um balanço dessas iniciativas que a Advocacia-Geral da União e Controladoria-Geral da União estão tomando conjuntamente para fazer com que quem cometeu o abuso é quem pague a conta – disse o ministro, após ter participado de evento na B3.
A fala de Haddad ocorre após o vídeo do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) sobre o escândalo do INSS chegar a 134 milhões de visualizações no Instagram. Na gravação, o parlamentar critica a ideia de usar o Tesouro Nacional para ressarcir as vítimas dos descontos indevidos.
Assista:
Ver essa foto no Instagram
*Com informações da AE
Leia também1 Perfil de Miguel divulga nota: "Medidas estão sendo tomadas"
2 INSS: Se for preciso, União pode cobrir ressarcimentos, diz Tebet
3 Confira quem votou para barrar ação contra Ramagem no STF
4 Zanin vai analisar suspensão de ação do "golpe" pela Câmara
5 Jair Bolsonaro dá boas-vindas ao novo papa: "Respeito"