Leia também:
X “Lula será derrotado nas urnas”, diz deputada dos Estados Unidos

Haddad rebate críticas de Kassab sobre aumento de impostos

Ex-ministro da Fazenda afirmou que governo reduziu o gasto tributário

Pleno.News - 30/03/2026 17h00 | atualizado em 30/03/2026 19h04

Fernando Haddad Foto: Divulgação/Ministério da Fazenda

O ex-ministro da Fazenda e pré-candidato ao governo de São Paulo pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Fernando Haddad, rebateu críticas feitas pelo presidente nacional do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, sobre a carga tributária na gestão do presidente Lula (PT). As declarações ocorreram em um painel no J. Safra Macro Day, evento realizado pelo Banco Safra, em São Paulo, nesta segunda-feira (30).

Na ocasião, Haddad disse que o governo reduziu o gasto tributário.

– Nós tivemos apoio do Congresso, pela primeira vez, numa agenda de corte de gasto tributário. Nós chegamos ao cúmulo de ter 8% do PIB de gasto tributário. Nós devemos ter conseguido reduzir isso para um pouco mais de 6% do PIB – declarou.

O petista continuou:

– Nós fizemos uma coisa muito ponderada. Nós pegamos cada incentivo fiscal, cada subvenção, e fomos julgando a conveniência de manter ou não aquilo, e fomos submetendo ao Congresso um a um desses projetos de lei para que o Congresso desse a última palavra.

Na sequência, o ex-ministro citou as declarações do presidente do PSD.

– Hoje eu, inclusive, vi o Kassab falar que houve aumento de carga tributária, e eu queria corrigi-lo, porque na verdade o PSD ajudou muito. O PSD do Kassab votou em todos os projetos de corte de gasto tributário que não se justificava mais. Então, o Kassab foi parceiro, sem saber, talvez – adicionou.

As declarações de Kassab ocorreram mais cedo, também no evento do Banco Safra, ao comentar sobre a confirmação do lançamento da candidatura do governador de Goiás, Ronaldo Caiado, para a presidência da República pelo PSD.

– [Lula] Não fez nada nesses cinco mandatos para tentar trazer mais transparência, trazer o voto distrital, fazer a reforma administrativa. Ao contrário, porque, para ter recursos e investir na infraestrutura do país, não pode aumentar a carga tributária. Vocês sabem o que foi esse governo Lula e o aumento brutal da carga tributária – apontou Kassab.

*AE

Leia também1 Eduardo ironiza Moraes citando Master: 'Tem 129 milhões de preocupações'
2 Gleisi Hoffmann chama Ronaldo Caiado de "figura mais agressiva”
3 Brasileiro é escolhido um dos 11 conselheiros do papa Leão XIV
4 Leite e Kassab tiveram dura conversa antes do anúncio do PSD
5 Michelle afirma que não mostrou vídeo no CPAC a Jair Bolsonaro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.