Haddad nega retaliar EUA com mudança de regra de dividendos
Temor da área econômica é que respostas desse tipo afastem investimentos
Pleno.News - 19/07/2025 16h04 | atualizado em 21/07/2025 16h02

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou neste sábado (19) que o governo não planeja adotar medidas mais rígidas de controle sobre dividendos como retaliação aos Estados Unidos, caso não avancem as negociações bilaterais sobre o tarifaço de 50% aplicado a produtos brasileiros a partir de 1° de agosto. Os dividendos são uma parcela dos lucros apurados por uma empresa e distribuído aos acionistas.
– O governo brasileiro não cogita essa medida – disse Haddad ao Estadão.
Na avaliação de integrantes da equipe econômica, prevalece o entendimento de que não se pode punir uma empresa por um movimento de natureza estritamente política. Na prática, a Fazenda teme que uma resposta desse tipo afugente investimentos. O Palácio do Planalto já espera medidas ainda mais duras contra o Brasil por parte dos EUA depois que uma operação da Polícia Federal teve como alvo o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta sexta-feira (18).
O comitê interministerial que discute o tarifaço é coordenado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), que também comanda o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio.
Alckmin afirmou, na noite desta sexta (18), que a decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes a respeito de Bolsonaro “não pode e não deve” afetar as negociações comerciais.
– A separação dos Poderes é a base do Estado, tanto no Brasil quanto nos Estados Unidos. Os poderes são independentes. Não há relação entre uma questão política ou jurídica e a tarifária – amenizou o vice-presidente.
Na noite de sexta-feira, o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, anunciou nas redes sociais que determinou a revogação dos vistos americanos do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, familiares e seus “aliados” na Corte. Em seguida, outros sete ministros do STF também tiveram os vistos cancelados.
*AE
Leia também1 Manifestantes são detidos em protesto pró-Palestina no Reino Unido
2 'Lula vai aparecer chupando uma manga e oferecendo ao Trump?'
3 Eduardo Bolsonaro intensificou "condutas ilícitas", diz Moraes
4 "Ao contrário do que planejaram, a Suprema Corte se engrandece"
5 Moraes manda juntar entrevistas e posts de Eduardo a inquérito



















