Hackers invadem site de outro ministério e xingam Bolsonaro
Grupo também voltou a pedir o pagamento de resgate
Pleno.News - 10/12/2021 19h30 | atualizado em 10/12/2021 20h51
O grupo responsável por invadir o site do Ministério da Saúde voltou a atacar na tarde desta sexta-feira (10). Agora os hackers invadiram um site ligado ao Ministério da Economia , o Escola Virtual, que promove cursos à distância.
No novo ataque, o Lapsus$ Group deixou uma nova mensagem semelhante à do Ministério da Saúde, mas o novo texto ainda traz xingamentos ao presidente Jair Bolsonaro. Eles também pediram um pagamento de resgate.
– Nós voltamos, porém, com mais notícias (e com mais poderio). Vamos explicar algumas coisas: o nosso único objetivo é obter dinheiro, não ligamos para a família Bolsonaro (vulgo Bolsofakenews) de m**** – disse o grupo na mensagem.
ATAQUE AO MINISTÉRIO DA SAÚDE
Ao tentar acessar o portal do Ministério da Saúde nesta sexta, os usuários encontraram o recado: “Os dados internos dos sistemas foram copiados e excluídos. 50 TB (terabytes) de dados estão em nossas mãos”. A mensagem, ao final da madrugada, ficou indisponível, mas as plataformas continuaram fora do ar.
No topo da página, os invasores deixaram um aviso de “ransomware” (software intencionalmente feito para causar danos a um servidor). Ou seja, está tendo a restrição do acesso ao sistema, infectado com uma espécie de bloqueio. Além disso, os responsáveis pedem para que seja feito um contato através de uma conta do Telegram ou e-mail, “caso queiram o retorno dos dados”.
Leia também1 Governo de SP recorre ao STF para exigir passaporte da vacina
2 Moro "mira" nos evangélicos, diz presidente do Podemos
3 Milton Neves chama quem não se vacina de 'imbecil' e 'burro'
4 Gilmar diz que irá ‘bater em Moro no momento oportuno’
5 Em cúpula de Biden, Bolsonaro afirma: “Adotamos o plano anticorrupção mais ambicioso da história”