Guilherme Boulos pode assumir ministério no governo Lula
Presidente rascunha uma reforma ministerial para tentar salvar sua terceira gestão no Planalto
Marcos Melo - 12/05/2025 17h52 | atualizado em 12/05/2025 18h32

Diante de uma gestão amplamente criticada, o presidente Lula (PT) rascunha uma reforma ministerial para tentar salvar seu governo. Nessas mudanças que se avizinham, surge o nome do deputado federal Guilherme Boulos (PSOL-SP), cotado para assumir a Secretaria-Geral da Presidência da República. A pasta, hoje, é comandada por Márcio Macedo. As informações são do blog da jornalista Andréia Sadi, no G1.
É aventada a possibilidade de Macedo assumir a presidência do Ibama.
Ainda de acordo com Sadi, o nome de Boulos ganha força por sua capacidade de contribuição na pasta, mirando as eleições do próximo ano, uma vez que o psolista tem atuação junto aos movimentos sociais. É considerado, também, o bom desempenho que Boulos teria nas redes sociais, seara onde o governo vem perdendo de goleada.
Mesmo gozando do apoio da primeira-dama Janja, Macedo tem sua performance reprovada por petistas, inclusive por membros do governo.
Se for concretizada a chegada de Boulos no governo, o ex-coordenador do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) poderá ter de abdicar da candidatura à Câmara em 2026.
Leia também1 Intimado na UTI, Jair Bolsonaro relembra caso Boulos
2 Servidora que recebeu dama do tráfico volta ao governo Lula
3 Boulos diz que foco é reeleger Lula e evita falar de ministério
4 Marçal terá que indenizar Boulos por fake news na pré-campanha
5 "A esquerda não consegue mais mobilizar", observa Andréia Sadi