Leia também:
X Ministro da Educação lamenta tragédia em SC e posta versículo

Guedes rebate Freixo: ‘Jamais tive projeto de taxar livros’

Durante audiência na Câmara, ministro rebateu questionamento do deputado do PSOL

Pleno.News - 04/05/2021 16h47 | atualizado em 04/05/2021 17h56

Ministro da Economia, Paulo Guedes Foto: PR/Anderson Riedel

O ministro da Economia, Paulo Guedes, negou nesta terça-feira (4) ter defendido a taxação sobre os livros. Durante audiência pública na Câmara dos Deputados, ele respondeu a um questionamento do deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ).

– Jamais tive projeto de taxar livros. Desafio alguém a mostrar isso. Inventam uma mentira e ficam repetindo até funcionar. É possível que a defesa do Imposto Sobre Valor Agregado (IVA), uma assessoria que tínhamos aqui (Vanessa Canado) tenha dito que ele é geral, para todos os setores – argumentou Guedes.

Em julho do ano passado, Guedes levou pessoalmente ao Congresso a primeira fase da proposta de reforma tributária do governo, com a criação da Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS), com alíquota de 12%. O novo tributo substituirá o PIS e a Cofins – que hoje não são cobrados sobre os livros.

Em agosto de 2020, o mesmo Freixo confrontou Guedes sobre essa taxação.

– Tenho certeza [de] que o deputado tem dinheiro para comprar livros e pagar o imposto. Ele está preocupado com as classes mais baixas. Mas a população mais pobre está mais preocupada em sobreviver do que frequentar livrarias, como nós. Vamos doar os livros para as pessoas mais pobres, e não isentar o deputado Marcelo Freixo – respondeu Guedes na ocasião.

Em abril deste ano, o Broadcast e o jornal O Estado de S. Paulo mostraram que, em novo documento sobre perguntas e respostas sobre o projeto de fusão da PIS/Cofins em um único tributo, a Receita Federal alegou que os livros podem perder a isenção tributária porque são consumidos pela faixa mais rica da população (acima de 10 salários mínimos).

Com a arrecadação a mais, a Receita diz que o governo poderá “focalizar” em outras políticas públicas, como ocorre em medicamentos, na área de Saúde, e em Educação.

*Estadão

Leia também1 "Volta e meia solto expressão infeliz, que é tirada de contexto"
2 Guedes: Mandetta recebeu R$ 5 bilhões para início da pandemia
3 "Não vamos subir em cadáveres para fazer política", diz Guedes
4 CPI: Aziz diz que há chance de convocar Guedes e governadores
5 Datena critica Guedes: 'Não sei por que o Bolsonaro o mantém'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.