Leia também:
X Witzel pede audiência pública com presidente Bolsonaro

Guedes pede “democracia responsável” no Brasil

Ministro afirmou que radicalização assusta investidores

Gabriela Doria - 26/11/2019 16h20 | atualizado em 27/11/2019 22h12

Ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu responsabilidade aos brasileiros Foto: Agência Brasil/José Cruz

Um dia após comentar sobre a reedição do AI-5 caso haja radicalização de protestos no Brasil, o ministro da Economia Paulo Guedes classificou as manifestações de rua como “uma bagunça, uma convulsão social” e pediu uma “democracia responsável” no país.

Durante palestra em Washington, o ministro disse que as pessoas podem sair às ruas para reclamar seus direitos, desde que isso seja feito de forma pacífica. Caso contrário, afirma o ministro, podem assustar investidores.

– Eu acho que devemos praticar uma democracia responsável. Sabe como jogar o jogo da democracia? Espere a próxima eleição. Não precisa quebrar a cidade. Acho que isso assusta os investidores, acho que não ajuda nem a oposição, é estúpido. Estamos transformando o Estado brasileiro. É um trabalho difícil. Há uma democracia vibrante, a democracia brasileira nunca foi tão forte, poderosa, vibrante, não há escândalo de corrupção, os crimes caíram – completou.

Em entrevista coletiva nesta segunda-feira (25), na capital americana, Guedes comentava sobre a convulsão social e institucional na América Latina e disse que era uma “insanidade” o ex-presidente Lula convocar pessoas às ruas para fazer oposição ao governo. O ministro ainda sugeriu que o projeto de lei que prevê o excludente de ilicitude seria também uma resposta de Bolsonaro ao petista.

– Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática – disse o ministro.

*Folhapress

Leia também1 Ninguém preserva florestas como o Brasil, diz Guedes
2 Toffoli e Maia criticam fala de Paulo Guedes sobre AI-5
3 Bolsonaro, ao ser pressionado sobre Guedes: "Falo de AI-38"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.