Guedes: “Há muita confiança do presidente em mim”
Ministro da economia admitiu que função é desafiadora
Gabriela Doria - 17/08/2020 21h44 | atualizado em 17/08/2020 21h47

Em meio a embates no governo sobre o cumprimento do teto de gastos, o ministro da Economia Paulo Guedes disse nesta segunda-feira (17) ter a confiança do presidente Jair Bolsonaro e afirmou ter feito alertas sobre a necessidade de cumprir a lei ao avaliar novas despesas públicas.
Após reuniões nas quais discutiu medidas para liberar recursos do Orçamento, Guedes afirmou que é difícil que alguém fique “à vontade” no cargo de ministro da Economia.
– Existe muita confiança do presidente em mim e muita confiança minha no presidente. À vontade nesse cargo, eu acho difícil você encontrar alguém que vai estar sempre à vontade, é um cargo difícil – afirmou.
Guedes ressaltou que, em momentos críticos de sua gestão, recebeu apoio de Bolsonaro. Ele citou como exemplo o episódio no qual convenceu o presidente a vetar a autorização para reajustes salariais de servidores públicos.
Sem mencionar nomes, afirmou ser natural que haja pressão de ministros para uma ampliação de gastos e investimentos públicos. O titular da pasta do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, é um dos defensores de liberação de recursos para obras.
– É uma conversa natural. Qualquer governo tem seus desejos de fazer seus investimentos. Só que existe uma Lei de Responsabilidade Fiscal. A decisão de onde sai os recursos tem que respeitar a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse foi meu alerta – afirmou.
O ministro disse que é possível liberar recursos para investimentos públicos. Para isso, segundo ele, é necessário tirar amarras do Orçamento, respeitando o teto de gastos.
*Folhapress
Leia também1 CNMP julga 3 casos que podem afastar Dallagnol da Lava Jato
2 Lava Jato: PGR acessar dados permitiria 'bisbilhotagem'
3 Covas aumenta contratos de propaganda em R$ 25 milhões
4 PL de Bolsonaro para castrar estupradores volta aos debates
5 Doleiro é condenado a 13 anos e quatro meses de prisão