Leia também:
X Lula diz que irá regular meios de comunicação se for eleito

Guedes: “Governadores acabam faturando em cima da crise”

Em audiência no Senado, o ministro da Economia explicou que a taxa extra na conta de luz deve aumentar

Pleno.News - 26/08/2021 15h38 | atualizado em 26/08/2021 16h03

Ministro da economia Paulo Guedes
Ministro da economia, Paulo Guedes Foto: Alan Santos/PR

Nesta quinta-feira (26), o ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que a taxa extra nas contas de luz deve sofrer um novo reajuste e ressaltou que irá pedir aos governadores para não elevarem o ICMS da energia elétrica. As declarações ocorreram durante participação de Guedes em uma audiência pública no Senado.

A taxa extra é aplicada nas contas de luz por meio de bandeiras tarifárias que são definidas todo mês pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

O ministro da Economia falou sobre a crise hídrica pela qual Brasil passa e afirmou que não adianta ficar “chorando”. Ele ainda apontou que os governadores acabam “faturando” em cima da situação.

– Temos de enfrentar a crise. Vamos ter de subir a bandeira; a bandeira vai subir. Vou pedir aos governadores para não subirem automaticamente [o ICMS da energia elétrica]. Eles acabam faturando em cima da crise. Temos de enfrentar [a crise]. Não adianta ficar sentado chorando – destacou.

Durante a audiência, Guedes também explicou uma declaração dele feita na quarta-feira (25), quando disse que questionou qual seria o problema da energia estar mais cara. Ele disse que a fala foi tirada de contexto.

– Como sempre, as narrativas são sempre fora de contexto. Na mesma hora, tem uma primeira página de jornal dizendo: “Ministro desconsidera crise hídrica”, como se eu não estivesse preocupado. Por isso que eu digo que tem uma antecipação da campanha política e, pior, um descredenciamento das instituições, inclusive da mídia – ressaltou Guedes.

Leia também1 Exército condecora Guedes por Previdência dos militares
2 Guedes elogia Lira e diz que Pacheco foi "puxado pela CPI"
3 Paulo Guedes diz que Brasil se recuperou em tempo recorde
4 Em evento, Paulo Guedes diz que o Brasil está decolando
5 STF já tomou 123 decisões contra Bolsonaro, aponta levantamento

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.