Leia também:
X Brasil é 8º no ranking mundial de vacinação contra a Covid

Guedes diz que volta do auxílio depende de apoio do Congresso

Ministro da Economia afirmou que "cláusulas necessárias" precisam ser disparadas para retomada do benefício

Pleno.News - 05/02/2021 08h10 | atualizado em 05/02/2021 09h23

Rodrigo Pacheco e Paulo Guedes se reuniram para discutir a volta do auxílio Foto: Agência Senado/Marcos Brandão

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse que um novo auxílio emergencial pode ser criado, desde que as “cláusulas necessárias” sejam disparadas. Entre as “cláusulas” defendidas pelo chefe da pasta econômica está a criação do Conselho Fiscal da República, que poderia suspender as limitações das atuais regras fiscais ao aumento de gastos, com o objetivo de combater os efeitos negativos da calamidade na economia.

– Temos como orçamentar ajuda, desde que seja dentro de um novo marco fiscal, robusto o suficiente para enfrentar desequilíbrios. Se o Congresso aciona o estado de calamidade, temos condição de reagir rapidamente. Mas é muito importante que seja dentro de um quadro de recuperação das finanças. Estamos preparados para fazer as coisas dentro das proporções – disse.

O conselho fiscal estaria incluso em uma “cláusula de calamidade” a ser incluída na Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do pacto federativo. Ainda sobre o auxílio emergencial, o ministro afirmou que o programa pode ser “mais focalizado”, e que, em vez de atender 64 milhões de pessoas, poderia atender a metade do contingente registrado ao longo do ano de 2020.

As declarações de Guedes aconteceram após uma reunião com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), na noite de quinta-feira (4). Na ocasião, Pacheco pediu a Guedes uma solução para ajudar financeiramente os brasileiros mais vulneráveis. Durante conversa com a imprensa, o chefe do Senado disse ter sentido boa vontade do ministro em ajudar.

– Vim externar preocupação em relação a socorro emergencial. Está entregue formalmente ao ministro Guedes essa preocupação do Congresso. Senti de Guedes boa vontade de encontrar solução. Vai encontrar o caminho para compatibilizar a questão fiscal. Temos que ter sensibilidade humana e socorrer essas pessoas – relatou Pacheco.

O presidente do Senado disse ainda que não vai impor um projeto de reforma tributária, pois há vários sobre o tema tramitando. Afirmou que os senadores e deputados decidirão sobre o assunto e que o Ministério da Economia também fará sua contribuição.

– Vamos entregar em 2021 a reforma tributária, no menor prazo possível – completou Pacheco.

*Com informações do Estadão

Leia também1 Brumadinho: Acordo da Vale é o maior já feito na América Latina
2 Auxílio Emergencial: 1,4 milhão de pessoas não sacaram valores
3 Dia Mundial do Câncer: Conheça os direitos sociais dos pacientes
4 Vale faz acordo de R$ 37 bilhões por desastre em Brumadinho
5 Covas estende Renda Básica, mas ainda deve a 18 mil famílias

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.