Leia também:
X Pazuello recebe primeiras doses da Fiocruz e elogia Queiroga

Guedes discute com CCJ sobre reforma administrativa

Reunião tratará do calendário de tramitação da proposta

Pleno.News - 17/03/2021 13h25 | atualizado em 17/03/2021 15h32

Guedes e Kicis se reúnem para tratar de reforma administrativa
Guedes e Kicis se reúnem para tratar de reforma administrativa Foto: Montagem/Reprodução

O ministro da Economia, Paulo Guedes, recebe na tarde desta quarta-feira (17) a presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados, Bia Kicis (PSL-DF), e o relator da reforma administrativa no colegiado, o deputado Darci de Matos (PSD-SC), para discutirem o calendário de tramitação da proposta. O encontro tem início às 14h30 e contará também com a presença do secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital da pasta, Caio Paes de Andrade.

A CCJ da Câmara será o primeiro ponto de análise da matéria enviada pelo governo na forma de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). A comissão é que delibera sobre a admissibilidade e constitucionalidade da reforma antes que o texto siga para as demais etapas de discussão e aprovação.

Na terça-feira (16), o relator, Darci de Matos, disse ao Broadcast Político (sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado) que pretende apresentar seu relatório sobre a admissibilidade da proposta até a primeira semana de abril. Ele havia se reunido pela manhã com a equipe técnica do Ministério da Economia para tratar de detalhes. Matos quer fazer de uma a duas audiências públicas sobre o texto no colegiado.

A reforma administrativa é uma promessa de campanha do presidente da República, Jair Bolsonaro. O texto que está na mesa foi entregue pelo governo ao Congresso em setembro do ano passado. O conteúdo prevê mudanças nas regras do funcionalismo público dos Três Poderes, nas esferas federal, estadual e municipal, mas abarca apenas futuros servidores, não atingindo, portanto, os atuais.

Dentre outros pontos, a PEC acaba com a estabilidade de parte dos novos servidores, passando a ser garantida somente para os servidores das chamadas carreiras típicas de Estado, como diplomatas e auditores da Receita Federal.

Se aprovada na CCJ, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), deve criar uma comissão especial para avaliar o mérito da proposição, em um prazo de 40 sessões.

Como se trata de uma alteração na Constituição, o texto precisará do voto favorável de pelo menos 3/5 dos parlamentares de cada Casa, isto é, 308 dos 513 deputados e 49 dos 81 senadores, em cada um dos dois turnos de votação tanto da Câmara quanto do Senado.

*Estadão

Leia também1 Kicis ironiza a imprensa por não cobrir 'protestos anti-lockdown'
2 Presidente da CCJ, Kicis diz que 'Bia radical' nunca existiu
3 Guedes diz que Bolsonaro é um "fenômeno político"
4 Maioria irá receber R$ 150 do novo auxílio, afirma jornal
5 Para Guedes, Caged de janeiro indica a retomada da economia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.