GSI fará reforma no Planalto e colocará vidros blindados
É previsto um reforço de profissionais de segurança para atuar na área interna do Palácio
Priscilla Brito - 26/05/2023 16h31 | atualizado em 26/05/2023 21h13

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Amaro, contou ao colunista Paulo Cappelli, do Metrópoles, algumas medidas que deseja aplicar com o objetivo de aprimorar a segurança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O ministro do GSI pretende “acelerar o projeto de blindagem do piso térreo do Planalto”. Durante a entrevista o general destacou que as paredes do local “são de vidros” e que, nas invasões do dia 8 de janeiro, “os manifestantes não entraram pela porta, que poderia estar guardada”, mas pelas “paredes de vidro que foram quebradas”.
– (…) Cada seção de vidro quebrada se transformou numa porta. Esse é um palácio tombado, mas algumas medidas podem ser adotadas para melhorar a segurança – disse.
O ministro revelou ainda que uma significativa “ampliação do número de câmeras” para o Palácio do Planalto, Palácio da Alvorada e no Jaburu, residência do vice-presidente, Geraldo Alckmin (PSB), está sendo desenvolvida. De acordo com Amaro, as câmeras previstas para serem instaladas “terão até reconhecimento facial”.
– Estamos trabalhando em um projeto de ampliação do número de câmeras (…). Câmeras que terão até reconhecimento facial – ressaltou.
Amaro também discute o plano de proteção do Comando Militar do Planalto e da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal. Ainda é previsto um reforço de profissionais de segurança para atuar na área interna do Palácio e em seu entorno.
Ver essa foto no Instagram
Leia também1 Governo gastou R$ 850 mil com hospedagem em 1 dia em Madri
2 Lula passa um dia na Espanha e gasta R$ 500 mil com veículos
3 Justiça de SP condena Bolsonaro a indenizar jornalistas
4 Lula conversa com Putin e nega convite para ir à Rússia
5 PF atribui a André Fernandes o "incentivo ao 8 de janeiro"