Leia também:
X Policial militar é morto ao tentar evitar assalto em cidade do RJ

Grupos planejam atos a favor do voto impresso neste domingo

Manifestações devem iniciar ainda na manhã de domingo e prometem seguir ao longo do dia

Paulo Moura - 05/12/2020 14h50

Manifestantes durante atos no Brasil Foto: EFE/EPA/Joedson Alves

Diversos grupos ao redor do Brasil têm atos marcados para este domingo (6) a favor da impressão do voto no país. O tema ganhou grande repercussão durante o período das eleições municipais deste ano após diversos políticos, entre eles o presidente Jair Bolsonaro, defenderem a implantação de um sistema para contagem pública dos votos.

Em Brasília, onde deve acontecer a principal manifestação do país, os atos estão programados para ter início às 9h da manhã, quando os integrantes do protesto vão se reunir no Museu da República e devem seguir até o Congresso Nacional, com chegada prevista às 10h.

Ao longo das últimas semanas, defensores da implementação do sistema de voto impresso manifestaram sua insatisfação com o atual método nas redes sociais. Nas postagens, os usuários questionaram, por exemplo, os ataques efetuados ao site do Tribunal Superior Eleitoral e a demora na apuração dos votos no primeiro turno.

Ao votar no último dia 29, data do segundo turno das eleições, o presidente Jair Bolsonaro foi enfático ao defender o voto impresso no país e afirmou que tal mudança era uma “necessidade” para a transparência do sistema eleitoral brasileiro.

– Eu espero do sistema eleitoral brasileiro que em 2022 tenhamos um sistema seguro, que possa dar garantias ao eleitor que, em quem ele votou, o voto foi efetivamente para aquela pessoa. O voto impresso é uma necessidade, as reclamações são demais – disse.

Leia também1 No Rio, Jair Bolsonaro vota e defende voto impresso
2 Eduardo volta a criticar urna eletrônica sem voto impresso
3 Eduardo Bolsonaro diz que voto impresso precisa ser prioridade
4 'Urna eletrônica sem voto impresso não oferece segurança ao eleitor', diz Bia Kicis
5 Maia defende atuação do TSE no primeiro turno das eleições

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.