Leia também:
X Depois de 40 dias, Sandra Terena consegue ver Oswaldo Eustáquio

Grupo pró-Lira frustra Maia, e eleição da Câmara será às 19h

Horário foi definido após discordância entre deputados que apoiam Lira e o atual presidente da Casa

Paulo Moura - 28/01/2021 08h04 | atualizado em 28/01/2021 09h49

Presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

O grupo de deputados que apoia a candidatura do deputado Arthur Lira (PP-AL) e que integra a Mesa Diretora da Câmara atualmente conseguiu “derrotar” o atual presidente Rodrigo Maia (DEM-RJ) em mais uma disputa relacionada à eleição da Casa, que acontece na próxima segunda-feira (1°): a definição do horário de votação.

Depois de duas tentativas de reunião da Mesa, ficou definido que o horário da escolha do novo chefe da Câmara será às 19h. Também foi estabelecido que os partidos têm até as 12h para a formação de blocos e que os candidatos têm até as 17h para registrarem as candidaturas.

Durante as reuniões realizadas na quarta-feira (27) entre a Mesa Diretora, houve impasse em relação ao horário da votação. Maia defendia que a votação ocorresse por volta das 21h30, por causa da formalização dos blocos. O grupo pró-Lira queria que fosse às 18h. Diante disso, Maia deixou a cargo do 1° vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP), a resolução.

O grupo também se reuniu para tratar da validade das assinaturas dos deputados suspensos do PSL, mas o tema ficou sem definição. Regimentalmente, seriam necessárias duas sessões plenárias para nova análise, mas a Câmara dos Deputados está em recesso. O partido, atualmente, está no bloco de Lira.

Além de Lira e de Baleia Rossi, Alexandre Frota (PSDB-SP), André Janones (Avante-MG), Capitão Augusto (PSL-SP), Fábio Ramalho (MDB-MG), General Peternelli (PSL-SP), Luiza Erundina (PSol-SP) e Marcel Van Hattem (Novo-RS) disputam o comando da Casa.

Leia também1 Em caso de derrota, Maia será 'subalterno' de Doria, diz site
2 Bolsonaro quer relação pacífica com novo presidente da Câmara
3 Bolsonaro se reúne com aliados do PSL para decidir novo partido
4 Mourão fala em uma possível "reorganização do governo"
5 MST e MTST pretendem propor trancamento de estradas

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.