Leia também:
X Bolsonaro soma mais prefeitos que Lula na corrida por apoio

Grupo de advogados aciona PGR pelo adiamento das eleições

Inad aponta desequilíbrio na veiculação das inserções por parte de rádios

Thamirys Andrade - 27/10/2022 10h40 | atualizado em 27/10/2022 12h33

Urnas eletrônicas Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Instituto Nacional de Advocacia (Inad) acionou a Procuradoria-geral da República (PGR) solicitando que a entidade entre com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para que as eleições sejam adiadas. A justificativa se baseia na denúncia do ministro das Comunicações, Fábio Faria, de que milhares de inserções da campanha do presidente Jair Bolsonaro (PL) teriam deixado de ser veiculadas pelas rádios.

– Como a diferença de tempo disponibilizado ao candidato Lula foi muito superior ao tempo disponibilizado ao presidente Jair Bolsonaro, e considerando que restam apenas três dias para o segundo turno das eleições, inexistindo tempo hábil para a minimização dos prejuízos para a chapa do presidente Bolsonaro, acreditamos que não há outra solução a ser tomada que não seja a do adiamento das eleições presidenciais para a investigação do fato – diz a nota.

Os advogados pontuam que não deve existir pressa para a conclusão do pleito se ainda existir dúvidas em relação à idoneidade do processo. O documento ainda diz que a falta de equilíbrio entre as inserções podem prejudicar a isonomia das eleições.

Nesta quarta-feira (26), o ministro Alexandre de Moraes, presidente do TSE, negou o pedido apresentando pela campanha do presidente para investigar irregularidades em inserções de rádios. O ministro considerou que os dados apresentados à Corte pelo candidato à reeleição “são inconsistentes”.

Ao negar o pedido de investigação, Moraes apontou que os “erros e inconsistências apresentados nessa pequena amostragem de oito rádios são patentes”. Além disso, ele declarou que “diante de discrepâncias tão gritantes, esses dados jamais poderiam ser chamados de ‘prova’ ou ‘auditoria’”.

O segundo turno das eleições está marcado para acontecer este domingo (30).

Leia também1 Bolsonaro soma mais prefeitos que Lula na corrida por apoio
2 Senador Flávio: "Bolsonaro levou uma segunda facada"
3 Ex-tesoureiro do PT elabora dossiê contra Moro e Deltan
4 Em vídeo, Carla Zambelli chama Janones de "amigo de pedófilo"
5 Em nota, TSE diz que exonerou servidor por assédio moral

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.