Leia também:
X Senado aprova proposta de reforma da Previdência

Grupo da Lava Jato discorda de Raquel Dodge e se demite

Ao todo, seis procuradores se desligaram do cargo

Gabriela Doria - 04/09/2019 21h21 | atualizado em 05/09/2019 02h49

Desentendimento com Raquel Dodge teria motivado demissão coletiva Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Um grupo de seis procuradores pediu afastamento da Operação Lava Jato na Procuradoria-Geral da República, nesta quarta-feira (4). Os procuradores eram responsáveis por investigar políticos com foro privilegiado.

Em comunicado oficial, o grupo alegou que o desligamento se dá por “grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF”. Embora não citem do que se trata a “incompatibilidade”, a TV Globo apurou que diz respeito ao conteúdo revelado pelo empreiteiro Léo Pinheiro, da OAS.

Ainda de acordo o Grupo Globo, Dodge teria mandado homologar a delação de Pinheiro para que fosse feito um acordo com a Justiça. No entanto, antes de se manifestar ao STF, a procuradora teria mandado arquivar trechos da delação que citam o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o prefeito de Marília (SP), José Ticiano Dias Toffoli, irmão do presidente do Supremo Tribunal Federal, José Antonio Dias Toffoli.

A demissão coletiva foi anunciada em comunicado enviado a grupos da força-tarefa da Operação Lava Jato. A mensagem é assinada por Raquel Branquinho,Maria Clara Noleto, Luana Vargas, Hebert Mesquita, Victor Riccely e Alessandro Oliveira.

Leia na íntegra o texto da demissão coletiva.

Prezados colegas,

Devido a uma grave incompatibilidade de entendimento dos membros desta equipe com a manifestação enviada pela PGR ao STF na data de ontem (03.09.2019), decidimos solicitar o nosso desligamento do GT Lava Jato e, no caso de Raquel Branquinho, da SFPO. Enviamos o pedido de desligamento da data de hoje.

Foi um grande prazer e orgulho servir à Instituição ao longo desse período, desempenhando as atividades que desempenhamos. Obrigada pela parceria de todos vocês.

Nosso compromisso será sempre com o Ministério Público e com a sociedade.

Leia também1 Impeachment de Salles: Dodge tem 10 dias para se posicionar
2 Bolsonaro diz que novo PGR será indicado até quinta-feira
3 Bolsonaro critica Raquel Dodge por "aparelhar" PGR

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.