Gripe aviária: Estados devem declarar emergência; saiba mais
Ministério da Agricultura orienta que estados declarem emergência zoossanitária
Pleno.News - 20/07/2023 20h36 | atualizado em 21/07/2023 13h04

O Ministério da Agricultura está orientando os estados a declararem emergência zoossanitária em virtude da gripe aviária. Em nota, o ministério diz que a medida visa conter o avanço da doença sobre o plantel e objetiva também efetivar ações do governo federal nos estados.
O pedido foi feito pelo ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, em reunião com governadores e representantes dos estados e do Distrito Federal nesta quinta-feira (20). O ministro alertou também para que os estados reforcem as ações de contenção a fim de impedir o avanço da doença.
Em território nacional, o estado de emergência zoossanitária foi declarado em 22 de maio por meio de portaria do Ministério. Segundo a pasta, o Brasil ainda é um dos quatro países com o status de livre da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) no plantel comercial, conforme protocolo da Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
– No entanto, para que as medidas de enfrentamento à gripe aviária sejam efetivadas, é necessário que os estados também adotem medidas semelhantes, reforçando o alerta mesmo nas localidades onde não há qualquer registro de foco de gripe aviária. Isso porque a ocorrência de um caso em ave comercial afetaria todo o país – diz a pasta.
O estado de emergência, já declarado pelo ministério, possibilita a mobilização de verbas da União e a articulação com outros ministérios. Mas, segundo a pasta, para que os estados possam acessar os recursos já disponibilizados pelo governo e aplicar as ações, é necessário que adotem medidas semelhantes à adotada na União, de emergência zoossanitária.
– Estamos trabalhando, como sempre, com celeridade e transparência, adotando prontamente todas as medidas de controle e demonstrando isso para que os consumidores dos produtos do nosso frango, que estão em mais de 150 países no mundo, continuem tranquilos e confiantes – disse o ministro.
*AE
Leia também1 Número de casos da gripe aviária no Brasil sobe para 57
2 Infectologista teme que gripe aviária se adapte a humanos
3 Agricultura confirma estado de emergência por gripe aviária
4 BRF tem prejuízo líquido de R$ 1,024 bilhão no 1º trimestre
5 Brasil tem primeira suspeita de gripe aviária em humano