Leia também:
X Dono da RedeTV! ironiza governadores por isolamento

Governo terá aplicativo para pagar auxílio a informais

Programa será lançado na próxima pela Caixa Econômica Federal

Pleno.News - 03/04/2020 20h07

Ministro Onyx Lorenzoni Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

O ministro Onyx Lorenzoni (Cidadania) afirmou nesta sexta-feira (3) que a Caixa Econômica Federal irá lançar um aplicativo para identificar informais que têm direito ao auxílio emergencial de R$ 600, mas que não estão no cadastro único do governo federal.

A ferramenta deve ser apresentada no início da próxima semana e irá ajudar o Executivo a encontrar pessoas que tenham direito ao benefício mas que são consideradas invisíveis por não estarem no cadastro único.

– São 15 ou 20 milhões de homens e mulheres no Brasil [nessa situação] e que precisam urgentemente desse amparo e desse esforço que o presidente [Jair] Bolsonaro determinou que fizéssemos – disse Onyx, em coletiva no Palácio do Planalto.

E continuou.

– Queremos trazer uma palavra de tranquilidade às pessoas e dizer que o esforço do governo está sendo pleno – afirmou Onyx, ao lado do ministro Paulo Guedes (Economia) e do presidente da Caixa, Pedro Guimarães.

Aprovada pelo Congresso na segunda-feira (30) e sancionada pelo presidente nesta quinta (2), a ajuda foi criada para amenizar o impacto da paralisação econômica gerada pelo Covid-19 sobre a população que perdeu ou teve a sua renda reduzida.

O benefício sobe para R$ 1.200 para mães responsáveis pelo sustento da família.

– [O aplicativo] vai permitir que ou pela web o através do seu celular as pessoas possam fazer o seu cadastramento para permitir que, em torno de 48 horas posterior a esse cadastramento, [para] os que cumprirem os requisitos, o recurso estará creditado pela Caixa Econômica Federal, no Banco do Brasil, ou pela rede bancária privada (…) Ou então haverá uma autorização de saque que pode ser processado nas lotéricas e pretendemos tecnologicamente evoluir também para os caixas eletrônicos – disse o ministro.

De acordo com o governo, o auxílio deve alcançar três grupos. Os beneficiários do Bolsa Família, que seguirão o cronograma normal de pagamento do programa social e já receberão o crédito no dia 16 de abril. Essas pessoas, no entanto, precisarão optar por abrir mão do Bolsa Família para acessar o auxílio emergencial.

O segundo grupo é o de informais que estão no Cadastro Único do governo federal, chamados de elegíveis. Onyx e Guimarães garantiram que essas pessoas também terão um processamento ágil dos seus pagamentos.

– Aqueles que são os elegíveis, nós já teremos condições muito provavelmente de começar com os depósitos em conta ainda antes do feriado da Páscoa [12 de abril] – disse Onyx.

Por último, há os informais que não estão no cadastro e que precisarão ser cadastrados pelo governo.

*Folhapress

Leia também1 Veja como fazer sua máscara caseira contra a Covid-19
2 Estados Unidos têm mais de 260 mil casos de coronavírus
3 Em São Paulo, médico David Uip fica curado da Covid-19

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.