Governo Temer anuncia medidas para venezuelanos
Anúncio acontece após episódios de violência contra imigrantes em Roraima
Henrique Gimenes - 19/08/2018 17h24

O governo informou, neste domingo (19), que está “comprometido com a integridade de brasileiros e venezuelanos”. A medida acontece após episódios de violência ocorridos na cidade de Pacaraima, em Roraima.
No comunicado, a gestão do presidente Michel Temer informa que, “O governo federal, atento à segurança e ao bem-estar dos brasileiros de Roraima, tem envidado esforços abrangentes para apoiá-los, reduzindo o impacto do afluxo migratório sobre a população local. Para tanto, já tomou providências que somam mais de R$ 200 milhões.
No sábado (18), um grupo de brasileiros protestou contra venezuelanos em Pacaraima. Os imigrantes tiveram objetos pessoais e tendas queimadas. As manifestações foram uma resposta a uma suposta agressão contra um comerciante local cometida por um grupo de venezuelanos. Eles teriam tentado assaltar o brasileiro enquanto estava em casa com sua família.
Na manhã deste domingo, Temer esteve reunido com os ministros da Segurança Pública, Raul Jungmann, da Defesa, general Joaquim Silva e Luna, do Gabinete de Segurança Institucional, general Sérgio Etchegoyen, da Educação, Rossieli Soares, de Minas e Energia, Moreira Franco e com o secretário-geral das Relações Exteriores, Marcos Galvão.
O Palácio do Planalto ainda anunciou uma série de medidas, como o envio, no dia 26 de agosto, de 36 voluntários da área de saúde para atendimento aos imigrantes, e o reforço de mais 120 para a Força Nacional em Roraima.
Leia também1 Venezuela pede ao Brasil proteção a seus cidadãos
2 Jair Bolsonaro diz que, se for eleito, Brasil irá sair da ONU