Leia também:
X PSDB barra prévias a filiados por Doria, após suspeita de fraude

Governo proíbe gênero neutro em projetos da Lei Rouanet

Medida foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira

Henrique Gimenes - 28/10/2021 15h16 | atualizado em 28/10/2021 15h46

Governo proíbe uso de linguagem neutra em projetos financiados pela Lei Rouanet Foto: Pleno.News

Em uma portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU) nesta quinta-feira (28), o governo federal proibiu que projetos financiados pela Lei Rouanet utilizem a chamada linguagem neutra.

A medida foi assinada pelo secretário nacional de fomento e incentivo à cultura, André Porciúncula, da Secretaria Especial de Cultura. Em suas redes sociais, ele afirmou que a “linguagem neutra está destruindo os materiais linguísticos necessários para a manutenção e difusão da cultura”.

– Não se pode dizer que isso seja “forma de expressão de um povo”, pois não é expressão popular, nem dialeto, nem linguagem culturalmente hereditária, mas sim um objeto artificial, sem significado real, cujo uso é imposto por grupos políticos determinados – apontou.

A linguagem neutra consiste na utilização de expressões vocais sem gênero, como “menine”, em vez de “menino” ou “menina”. É uma pauta defendida pela comunidade LGBTQUIA+, mas que sofre resistência de conservadores. O tema é discutido no Congresso Nacional desde o ano de 2020.

Leia a íntegra do que Porciúncula falou sobre a medida:

Alinhando com o secretário Mario Frias, baixei uma portaria proibindo o uso da linguagem neutra nos projetos financiados pela Lei Rouanet.

Entendemos que a linguagem neutra (que não é linguagem) está destruindo os materiais linguísticos necessários para a manutenção e difusão da cultura. É que submeter a língua a um processo artificial de modificação ideológica é um crime cultural de primeira grandeza.

O uso de signos ininteligíveis, cujo objeto é mera bandeira ideológica, impede a fruição da cultura e seus produtos, pois interrompe o processo de comunicação da língua, contrariando os deveres constitucionais do art. 215 e 216.

Não se pode dizer que isso seja “forma de expressão de um povo”, pois não é expressão popular, nem dialeto, nem linguagem culturalmente hereditária, mas sim um objeto artificial, sem significado real, cujo uso é imposto por grupos políticos determinados.

Portanto, tal expediente, apesar de se vender como linguagem, não é um produto social apto a produzir comunicação. Ele não surgiu no cotidiano de um povo, mas sim [foi] criada e integrada de forma alienígena, através de movimento político sectário.

Ela exclui a população, principalmente aqueles que são deficientes visuais e auditivos, os quais não podem contar com a tradução dos programas de computação, que permitem a acessibilidade, uma vez que os mesmos não são capazes de identificar o expediente da “linguagem” neutra.

Leia também1 Na Jovem Pan, Amanda Klein é criticada por usar vermelho
2 Bolsonaro dá alfinetada, Anitta veste a carapuça e responde
3 Jair Bolsonaro vence em mais regiões do que Lula, diz pesquisa
4 TSE cassa mandato do deputado Francischini por fake news
5 Nikolas sobre caso Maurício: 'Foi porque ele apoia Bolsonaro'

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.