Leia também:
X MST volta a invadir fazendas da empresa Suzano em Aracruz

Governo pede que MST desocupe áreas invadidas e dialogue

Solicitação foi feita pelo ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira

Pleno.News - 18/04/2023 12h11 | atualizado em 18/04/2023 12h47

Ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Guilherme Boulos Foto: Divulgação/Ricardo Stuckert

O governo federal pediu ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) a desocupação de áreas invadidas para a “manutenção do diálogo entre movimentos sociais e governo”, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira. A solicitação foi feita pelo ministro em reunião na noite desta segunda-feira (17), com lideranças do movimento.

– Recebi das mãos da coordenação do MST a pauta da 26ª Jornada Nacional de Lutas em Defesa da Reforma Agrária. Neste encontro de 17 de abril, informei que estou em diálogo com a Presidência da República na elaboração de medidas para a retomada do Programa Nacional de Reforma Agrária, paralisado nos últimos anos – escreveu Teixeira em rede social.

– Ao mesmo tempo, à frente do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, reforcei que a atuação do MDA é pautada pela Constituição Federal, tanto com relação à proteção da propriedade privada e quanto à função social da propriedade. Nesse sentido solicitamos a desocupação das áreas para a manutenção do diálogo entre movimentos sociais e governo federal – prosseguiu o ministro.

Desde o último domingo (16), o MST promove invasões em área de pesquisa da Embrapa, propriedades rurais privadas e sedes do Incra.

As invasões do MST fazem parte do Abril Vermelho – mês em que o movimento lembra o Massacre de Eldorado do Carajás, no Pará, e realiza diversas ações em defesa da reforma agrária.

O movimento diz que a jornada de ocupações é uma forma de pressionar o governo para resolver a situação e retomar a reforma agrária. O MST também pede ao governo a exoneração de superintendentes do Incra e uma nova rodada de negociações com o MDA.

*AE

Leia também1 Padilha tenta "amenizar" falas de Lula sobre guerra na Ucrânia
2 Foro de SP fará no Brasil sua 1ª reunião após a pandemia
3 Lula dá quase duas voltas ao mundo e bate recorde de viagens
4 Governo vai taxar sites de aposta em 15% e ganhadores em 30%
5 Moraes vota para tornar réus 100 denunciados por atos no DF

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.