Leia também:
X Brasil registra casos de gripe aviária

Governo Lula vai conceder rádios comunitárias ao MST

O grupo usa as rádios para divulgar seus feitos e manter o contato com os assentamentos

Pleno.News - 15/05/2023 21h08 | atualizado em 16/05/2023 10h52

Rádio Foto: Pixabay

Esta semana, o governo Lula começará a liberar a concessão de rádios comunitárias para o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), uma das principais ferramentas de comunicação para o grupo.

Em uma publicação do site oficial do MST de agosto de 2022, o movimento contava com 15 rádios. De acordo com o texto, a programação é voltada para os agricultores e assentados da reforma agrária.

– A comunicação deve ser incorporada como um direito dos trabalhadores do campo, uma ferramenta de luta e organização das nossas comunidades, dos nossos acampamentos e assentamentos, além de cumprir um papel de levar à sociedade as nossas conquistas e a cultura sem-terra. E são rádios comunitárias populares, que defendem os direitos da classe trabalhadora, que não são imparciais e que trazem o debate das comunidades e os anseios – explica a jornalista Aline Oliveira, que era responsável pela executiva nacional da Frente de Rádios do MST.

PL CRITICA ENTREGA DE RÁDIOS PARA O MST
O Partido Liberal (PL) emitiu uma nota contra a entrega de rádios para o MST. Segundo a sigla, Lula está presenteando o grupo que tem multiplicado o número de invasões de terras.

– Estamos de olho e vamos monitorar de perto para garantir que as emissões sejam utilizadas para fins comunitários e não para disseminação de ideias políticas partidárias, manipulação de informações e nem uso indevido desse meio de comunicação – diz a nota.

A nota também critica o ministro das Comunicações, Juscelino Filho, que será o responsável pelas outorgas das rádios.

– Usa verba pública pra ir ver cavalos, dá presentinho pra invasor de terras, qual o próximo passo do ministro do MCom? Ouvimos dizer que a pasta que ele queria ministrar era a da Fazenda. Até que combinaria mais com os interesses políticos e pessoais dele – completa o PL.

Leia também1 Brasil registra casos de gripe aviária
2 TRE-CE pode cassar bancada do PL por fraude na cota de gênero
3 Janja emagrece com polêmico remédio que custa R$ 1 mil
4 Moraes dá 24h para presídio deliberar exames de Jefferson
5 Brasileiro de 38 anos morre de catapora no Chile

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.