Leia também:
X Ministro de Lula vai reativar Comissão de Mortos Políticos

Governo Lula usa linguagem neutra em cerimônias oficiais

Termo "todes" já foi usado por ministro e por cerimonialistas em eventos oficiais de pastas federais

Paulo Moura - 04/01/2023 09h32 | atualizado em 04/01/2023 10h30

Lula durante anúncio de ministros em dezembro Foto: EFE/André Borges

Polêmica e questionada por diversos linguistas, a chamada linguagem neutra vem sendo utilizada em cerimônias oficiais de ministérios do governo Lula nos últimos dias. Nesta segunda (2) e terça-feira (3), o termo “todes”, por exemplo, foi usado nos eventos de apresentação de diversos ministros.

Na segunda, em seu primeiro discurso, o próprio ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, começou sua fala com a frase: “Boa tarde a todas, a todos e a todes”. A cerimônia de apresentação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também teve o uso do termo “todes”, que foi utilizado pela cerimonialista, mas o chefe da pasta não usou a expressão.

O mesmo ocorreu nas cerimônias de posse dos ministros dos Direitos Humanos, Silvio Almeida; da Cultura, Margareth Menezes; e das Mulheres, Cida Gonçalves. Na cerimônia do Ministério da Cultura, o uso da expressão foi feito pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja.

O uso da linguagem neutra é defendido por ativistas e movimentos LGBTQIA+ sob a alegação de que essa seria uma forma de tornar o idioma inclusivo para pessoas transexuais, travestis, não binárias e intersexo. Na prática, o mecanismo é utilizado com a substituição do artigo masculino pelas letras “x” e “e” ou pelo símbolo “@”.

A linguagem, no entanto, não parece ser uma unanimidade dentro do governo. A nova ministra do Turismo, Daniela Carneiro, foi uma das autoras, enquanto deputada federal, de um projeto de lei que proíbe o uso da linguagem neutra em escolas públicas e privadas. O projeto está parado na Câmara.

Leia também1 Irmã de ministra ganhou carro em troca de contrato, aponta MP
2 Depois de varredura da PF, Lula começa a despachar no Planalto
3 Dennis Carvalho: Ex-mulher diz que estado é grave, mas estável
4 Ministro de Lula fala em retomar o Minha Casa Minha Vida
5 Jacaré é resgatado em bueiro e recebe o nome de Marina Silva

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.