Leia também:
X Conheça a história de superação do empresário Ricardo West

Governo Lula nega que vá ajudar familiares de mortos no RJ

Tema está sendo tratado com cautela para não ser associado ao crime

Pleno.News - 04/11/2025 15h50 | atualizado em 06/11/2025 18h08

Lula e Macaé Evaristo Foto: Ricardo Stuckert/PR

O governo federal negou que vá oferecer qualquer tipo de auxílio financeiro aos familiares dos mortos na megaoperação policial realizada no Rio de Janeiro. A informação sobre uma possível ajuda havia sido publicada inicialmente pelo portal Metrópoles e repercutida em outros sites e redes sociais.

Em nota, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) afirmou que “não procede a informação divulgada” e que o órgão “não foi consultado sobre o assunto”. O ministério classificou como inverídicas as notícias sobre suposta proposta de assistência financeira.

Segundo a pasta, a presença da equipe federal nas comunidades fluminenses teve apenas o objetivo de dialogar com os moradores e acompanhar a retomada de serviços públicos de saúde, educação e assistência social nas áreas afetadas pela operação.

A visita da ministra Macaé Evaristo ao Rio de Janeiro buscou “acolher as comunidades atingidas” e “discutir a reativação imediata dos serviços públicos essenciais”. O MDHC informou que realizou articulações com órgãos públicos para garantir o funcionamento de escolas, hospitais e demais equipamentos essenciais, além de mapear as necessidades locais e coordenar o apoio técnico e institucional com base em protocolos humanitários internacionais. O órgão também abriu um canal específico no Disque 100 para receber relatos das comunidades impactadas pelas operações.

O ministério reafirmou o compromisso do governo Lula com o combate ao crime organizado, destacando a necessidade de desmantelar suas estruturas e fontes de financiamento, e reiterou que nenhum anúncio de ajuda financeira foi feito às famílias das vítimas.

O presidente Lula (PT) comentou o caso em entrevista a veículos internacionais nesta terça-feira (4). Ele chamou a operação, que deixou 121 mortos, de “desastrosa” e afirmou que o país viveu “uma matança”.

Leia também1 Veja lista de integrantes da CPI do Crime Organizado no Senado
2 Bacci critica fala de Huck sobre megaoperação no Rio de Janeiro
3 RJ: Deputado pede implantação de hospital para atender policiais
4 Polícia do Rio estima que CV usou 500 homens durante operação
5 Lula fala em "matança" e chama operação no Rio de "desastrosa"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.