Leia também:
X Bolsonaro completa 40 horas sem reconhecer resultado

Governo Lula deve ter mais 10 ministérios para inserir aliados

Nova administração deve separar pastas que Bolsonaro juntou durante sua gestão

Paulo Moura - 01/11/2022 12h43 | atualizado em 01/11/2022 13h19

Esplanada dos Ministérios Foto: Agência Brasil/Marcello Casal Jr

O terceiro governo de Lula (PT) na Presidência da República promete ser de expansão no número de ministérios na comparação com a quantidade atual. De acordo com o jornal Folha de São Paulo, aliados do petista reconhecem que uma das razões para isso seria acomodar correligionários no governo e ampliar a base política do petista no Congresso.

A expectativa é de que o número de pastas do governo seja acrescido de ao menos dez novos ministérios. Atualmente, a administração federal conta com 23 ministérios, um enxugamento na comparação com os governos anteriores de Lula e de Dilma Rousseff.

O desenho da nova administração petista deve trazer a separação de pastas que Bolsonaro fundiu, como Trabalho e Previdência, Mulheres e Direitos Humanos, além da volta dos ministérios das Cidades e da Integração Nacional, que viraram do Desenvolvimento Regional na gestão Bolsonaro.

Além disso, devem ser recriados os ministérios do Planejamento, da Indústria e Comércio Exterior, do Desenvolvimento Social, da Cultura, da Pesca, da Segurança Pública e da Igualdade Racial. Uma novidade do novo governo petista deve ser o Ministério dos Povos Originários, promessa de Lula na campanha.

O principal desmembramento previsto pelos aliados de Lula, no entanto, deve ser mesmo no Ministério da Economia, atualmente comandado por Paulo Guedes. Justamente por causa disso existe a ideia de recriar os ministérios do Planejamento, com a possibilidade de ficar responsável pela elaboração do orçamento, e o da Indústria e Comércio Exterior, que é cobiçado pelo PSB.

Leia também1 Zema irá intervir em bloqueio de vias: "A eleição acabou"
2 YouTube proíbe alegação de fraude nas eleições de 2022
3 Moraes autoriza ação da Polícia Militar em estradas bloqueadas
4 Pr. André Valadão anuncia que teve redes sociais derrubadas
5 Cássia Kis rebate nota da Globo e nega homofobia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Grupo
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.