Leia também:
X Alunos da rede pública do AM voltam às aulas após 5 meses

Governo libera verba para manutenção da Cinemateca

Administração federal assinou seis contratos para a realização de reparos no local

Paulo Moura - 10/08/2020 09h46 | atualizado em 10/08/2020 09h48

Cinemateca deve receber manutenção nos próximos meses Foto: Divulgação/Cinemateca

Após assumir o controle da Cinemateca Brasileira na última sexta-feira (7), o governo federal liberou a verba para assinatura de seis contratos para manutenção do órgão que fica em São Paulo. Ao todo, o valor dos reparos deve ficar em torno de 2,8 milhões de reais.

A Cinemateca é o órgão responsável pela preservação da produção audiovisual no Brasil. Criado em 1940, o órgão tem atividades de divulgação e restauração de seu acervo. No total, são 250 rolos de filmes e mais de 1 milhão de documentos sob os cuidados da entidade.

Entre os contratos firmados pelo governo estão previstas a contratação de empresas para cuidar da climatização e refrigeração do acervo, de combate a incêndios e proteção do patrimônio, controle de pragas urbanas, prestação de serviço de vigilância e abastecimento de água e energia elétrica.

Com a medida, o governo deve manter a sede da instituição na capital paulista. A União ainda trava uma disputa com a Fundação Roquette Pinto em torno da administração da Cinemateca. Com o controle passando para mãos federais, a atriz Regina Duarte pode assumir o cargo, se depender do que garantiu o secretário de Cultura do governo federal, Mário Frias, no último mês.

– A Regina é um ícone que faz parte da nossa história, merece todo o respeito. É um pedido pessoal do presidente da República. Existe, sim, a possibilidade de ser criada uma secretaria para ela cuidar da Cinemateca e ela vai ser tratada com toda dignidade que merece. Assim que o imbróglio jurídico se resolver – disse Frias no dia 28 de julho para a rádio Jovem Pan.

Leia também1 Covid: Brasil registra menor média de mortes em 40 dias
2 Alunos da rede pública do AM voltam às aulas após 5 meses
3 Anitta esquece isolamento e faz show aglomerado na Itália
4 Homem que ofendeu motoboy já apedrejou carro de vizinha
5 Cloroquina: Bolsonaro publica relato de médicos perseguidos

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.