Governo federal emprega 109 candidatos derrotados em 2022
Homens brancos são a maioria dos contratados pelo governo Lula
Pleno.News - 24/07/2023 21h12 | atualizado em 25/07/2023 12h45

Mais de 100 candidatos derrotados nas eleições de 2022 foram contratados pelo governo Lula, sendo que, em sua maioria, são homens e brancos.
Um levantamento feito pelo Estadão/Broadcast mostra que 109 pessoas foram agraciadas com empregos dentro do governo federal, sendo 71 deles homens. Divididos por etnia, 67 são brancos, 15 pardos e nove se identificam como indígenas.
Quatorze partidos políticos foram contemplados com essas contratações, sendo que as legendas com mais funcionários são PT e PSB, partidos do presidente e do vice-presidente, Geraldo Alckmin, respectivamente.
Um deles é o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), que disputou a eleição passada para governador do estado de São Paulo, perdendo para Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Outro nome que ganhou destaque no governo petista foi Heitor Freire (União Brasil), atual diretor de Fundos, Incentivo e de Atração de Investimentos da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Ele tentou se eleger como deputado federal pelo Ceará, mas não teve votos suficientes.
Do mesmo partido que Freire, temos Rose Modesto, que tentou ser governador do Mato Grosso do Sul, mas teve apenas 12,42% dos votos. Hoje ele atua na Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco).
Leia também1 ONG quer mudar o nome vagina para não ofender trans
2 Bolsonaro: "Entregue sua arma, os vagabundos agradecem"
3 Élcio afirma que arma usada no crime foi desviada do Bope
4 Lira estaria se aproximando de Lula visando ambições políticas
5 Bolsonaro a Lula: "Não persegui ninguém enquanto presidente"