Governo favorece aliados com herança do orçamento secreto
Dinheiro chega a sair em 24 horas, segundo jornal
Pleno.News - 25/08/2023 21h07 | atualizado em 28/08/2023 17h53

O governo Lula teria repassado recursos herdados do orçamento secreto, favorecendo aliados políticos, incluindo seus próprios ministros, segundo informações do Estadão. Repasses foram liberados em áreas como saúde, assistência social e agricultura.
– Em alguns casos, o dinheiro caiu na conta das prefeituras 24 horas depois de ter sido reservado no orçamento – reportou o jornal.
O estado de Alagoas foi apontado como o que mais recebeu recursos neste ano, principalmente, por causa das programações do Ministério da Saúde.
Fora isso, em quatro ministérios (Agricultura, Educação, Desenvolvimento Social e Cidades), os ministros do governo federal privilegiaram seus próprios estados na hora de enviar recursos.
– Houve concentração de empenhos do Ministério do Desenvolvimento Regional no Piauí, reduto do relator-geral do Orçamento. Já a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) privilegiou a Bahia, de onde é o deputado que apadrinhou o presidente do órgão no cargo. Tudo isso sem transparência sobre os verdadeiros “donos” das indicações – apontou ainda o Estadão.
De acordo com o jornal “a manobra dos ministérios para favorecer os próprios ministros e outros aliados sem transparência é alegar que o dinheiro não é de emenda e adotar os critérios de distribuição por meio de portarias internas”.
Leia também1 Câmara deve votar projeto que regulamenta juros dos cartões
2 Diretor-geral da PF: "Graças a Moraes a democracia respira"
3 Mauro Cid é ouvido pela PF sobre alegações de hacker
4 GSI exonera segurança de Lula descoberto em grupo de suposto golpe
5 Lula critica a Lava Jato: “Ficou futucando minha vida”