Governo estuda priorizar a vacinação com 1 ‘dose de Oxford’
De acordo com o ministro Eduardo Pazuello, a meta é frear a pandemia no país
Pleno.News - 11/01/2021 15h19 | atualizado em 11/01/2021 15h40

Nesta segunda-feira (11), o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou que o governo estuda inicialmente aplicar apenas uma dose da vacina de Oxford na população. A ideia é frear a pandemia no país, em vez de se buscar uma “imunidade completa”.
A declaração foi dada durante um anúncio sobre ações de combate à Covid-19. Pazuello esteve em Manaus ao lado do prefeito da capital, David Almeida (Avante), e do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC).
O ministro explicou que uma dose da vacina de Oxford apresenta 71% de imunização, o que pode ser o suficiente para a redução da pandemia.
– Essas doses, que com duas doses você vai a 90 e tantos por cento [de imunização], com uma dose vai a 71%. Com 71% talvez a gente entre para imunização em massa; é uma estratégia que a Secretaria de Vigilância em Saúde vai fazer para reduzir a pandemia. Talvez o foco seja não na imunidade completa, mas sim a redução da contaminação, e aí a pandemia diminui muito. Podendo[-se] aplicar a segunda dose na sequência, chegando a 90% – explicou Pazuello.
Leia também1 Doria 'insiste' e mantém plano de vacinação de SP para o dia 25
2 Vacinação começará até quatro dias após aprovação, diz Pazuello
3 Butantan deve anunciar eficácia geral da CoronaVac na terça
4 Doria tenta 'apressar' a Anvisa pela liberação da CoronaVac
5 "Bolsonaro é covarde", dispara Maia em ataque ao presidente