Leia também:
X “Bolsonaro será julgado na urna, que é onde tem que ser julgado”

Governo diz que trabalhará por distribuição de absorventes

Gestão federal afirmou que a medida será feita "respeitando as leis"

Paulo Moura - 10/10/2021 11h37 | atualizado em 10/10/2021 11h51

Governo diz que trabalhará para distribuir absorventes Foto: Pexels

Em nota divulgada nas redes sociais, o governo federal disse que irá trabalhar para viabilizar a distribuição de absorventes, medida que foi vetada pelo presidente Jair Bolsonaro ao longo da última semana e que teve grande repercussão. De acordo com a gestão federal, a medida será feita “respeitando as leis”.

– Apesar dos vetos, o governo federal irá trabalhar para viabilizar a aplicação dessa medida, respeitando as leis que envolvem o tema, para atender de forma adequada as necessidades dessa população – disse a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência em nota.

Na quinta-feira (7), o presidente sancionou projeto que institui o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual, mas vetou trechos que estabeleciam a distribuição gratuita de absorvente feminino. Em justificativa ao veto, Bolsonaro disse o projeto não especificava as medidas de custeio para o programa.

– Quando qualquer projeto cria despesa, o congressista sabe que tem que apresentar a fonte de custeio. Quando não apresenta, se eu sanciono, eu estou incluso no artigo 8 da Constituição, crime de responsabilidade – declarou.

Na nota divulgada pela Secom, o governo destacou ainda que reconhece o mérito da distribuição de “absorventes para mulheres”, mas afirmou que “os pontos vetados, contudo, apresentavam problemas técnicos e jurídicos quanto à sua aplicação, podendo ser entendidos como crime de responsabilidade”.

– É importante lembrar que o Governo tem trabalhado fortemente em prol das mulheres, tendo destinado, desde 2019, mais de R$ 180 milhões em políticas específicas na área. O Governo também endureceu as penas para os crimes contra a mulher e sancionou diversas leis que ampliam a sua proteção – completou.

Leia também1 "Bolsonaro será julgado na urna, que é onde tem que ser julgado"
2 Marcas proíbem posicionamento político de influenciadores
3 Ator do Teatro Bolshoi morre em acidente no palco durante ópera
4 Bolsonaro: 'Pode ter certeza que não terá sacanagem nas eleições'
5 Professora é agredida após pedir para aluna guardar celular

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.