Leia também:
X Rodoviários estudam proposta para finalizar greve no Rio

Governo cria o Sistema Único de Segurança Pública

Presidente Michel Temer sancionou a lei que cria o programa para integrar órgãos de segurança

Henrique Gimenes - 11/06/2018 18h21 | atualizado em 11/06/2018 21h00

Presidente Michel Temer sanciona lei que cria o Susp Foto: EFE/Joédson Alves

Nesta segunda-feira (11), o presidente Michel Temer sancionou a lei que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Com o texto, os órgãos de segurança e inteligência serão integrados nas esferas municipal, estadual e federal e serão coordenados pelo Ministério da Segurança Pública.

A cerimônia foi realizada no Palácio do Planalto. O sistema prevê a padronização dos procedimentos e informações na área de segurança. De acordo com Temer, o Susp representa um passo “importantíssimo” para o combate à violência no Brasil.

– Hoje damos um passo importantíssimo para garantir mais tranquilidade ao povo brasileiro com o Sistema Único de Segurança Pública, o Susp. Aliás, essa é a sigla e estou certíssimo que em breve estará incorporada ao vocabulário de todos os brasileiros, como no caso do SUS na saúde – destacou.

Também será criada a Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social, que determina como se dará a atuação dos órgãos de segurança. Durante a cerimônia, o presidente ainda apontou a participação do Ministério dos Direitos Humanos na elaboração do programa e disse que a “tortura é inadmissível, mas não se pode tratar a criminalidade com rosas na mão”.

Entre os pontos principais do sistema estão a realização de operações combinadas, planejadas e desencadeadas em equipe; aceitação mútua dos registros de ocorrências e dos procedimentos de apuração; compartilhamento de informações; troca de conhecimentos técnicos e científicos.

Os órgãos que integrarão o Susp são a Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), polícias civis, polícias militares, corpos de bombeiros, guardas municipais, órgãos dos sistemas penitenciário e socioeducativo, agentes de trânsito, guarda portuária e os institutos de medicina legal.

O presidente Michel Temer também assinou uma Medida Provisória (MP) para destinar recursos das loterias federais ao Ministério da Segurança Pública.

*Atualizada às 21h

Leia também1 Governo Temer é reprovado por 82% dos brasileiros
2 Fachin rejeita quebra de sigilo telefônico de Michel Temer

Siga-nos nas nossas redes!
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.