Leia também:
X Adolescente tem mal súbito e morre durante aula de futebol

Governo bancou sindicalistas que foram à China com Lula

Informação foi confirmada pelos próprios líderes sindicais em entrevista

Paulo Moura - 15/04/2023 14h27 | atualizado em 17/04/2023 16h25

Líderes sindicais durante agenda da comitiva de Lula Foto: PR/Ricardo Stuckert

Os líderes sindicais que viajaram à China com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nesta semana tiveram os custos bancados pelo governo federal. A informação foi confirmada pelo presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Sérgio Nobre, em entrevista concedida ao site Poder360.

– A organização dos custos ficou com o Itamaraty. Então, da nossa parte, a gente veio cumprir agenda. Então, isso aí [custo] é com eles [Itamaraty] – disse Nobre.

De acordo com o veículo, a comitiva do petista no país asiático incluiu, além de Nobre, outros três líderes sindicais. Foram eles: Miguel Torres, presidente da Força Sindical; Ricardo Patah, presidente da União Geral dos Trabalhadores (UGT); e Moisés Selerges Júnior, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Além dos sindicalistas, a comitiva de Lula também contou com João Pedro Stédile, presidente do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). O nome do militante tem figurado com frequência nos noticiários neste início de ano em razão das diversas invasões realizadas ao redor do Brasil.

Segundo Nobre, a presença dos sindicalistas na viagem teve como objetivo abrir diálogo com empresas chinesas que desejam atuar ou atuem no Brasil, e fortalecer relações com os representantes de sindicatos chineses. O presidente da Força Sindical, Miguel Torres, disse que os sindicalistas também devem integrar futuras comitivas internacionais.

– Uma coisa mais importante ainda: em todas as viagens em que a comitiva internacional vem com o presidente e outros [representantes do governo] também, os trabalhadores não vinham. O presidente Lula já iniciou [isso] agora. [Ele indicou] que, além de empresários, também virão trabalhadores. E foi esse o caso – completou Torres.

Leia também1 Sudão: Paramilitares dizem ter tomado palácio presidencial
2 Tia Crey detona visual escolhido por Janja para encontro com Xi
3 Governo federal pede cassação e condenação de Nikolas Ferreira
4 Lula diz aos chineses que Brasil não vai mais vender estatais
5 Polícia Civil indicia esposa de jogador por lavagem de dinheiro

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.