Leia também:
X MPF recorre e diz que governo não agiu contra óleo no NE

Ministro anuncia fim de taxa extra para voos internacionais

Valor era cobrando junto com tarifa de embarque para destinos no exterior

Paulo Moura - 28/10/2019 15h01 | atualizado em 28/10/2019 15h02

Ministro da Infraestrutura afirmou que fim da taxa adicional para voos internacionais está definido Foto: MInfra/Alberto Ruy

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas, afirmou que o governo vai zerar a taxa de 18 dólares, equivalente a R$ 71,77, cobrada nas tarifas de passageiros que voam para o exterior. Freitas afirmou que essa é uma das medidas para incentivar o setor de aviação civil e a entrada de novas empresas no mercado brasileiro.

A taxa é um valor adicional cobrado junto com a tarifa de embarque em voos internacionais. Segundo o ministro, o fim da cobrança, que será feito por medida provisória, deve acontecer em breve.

O secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann, declarou que para excluir a taxa já em 2020, o governo ainda precisa arrumar uma fonte para compensar a renúncia da receita, que deve representar em torno de R$ 704 milhões. A exigência está na Lei de Responsabilidade Fiscal. Uma das alternativas seria eliminar a taxa já a partir de janeiro de 2020 para voos para a América do Sul e deixar o fim da taxa para o resto do mundo para 2021.

Com a eliminação da taxa adicional, os passageiros passarão a pagar somente a parte devida às empresas que administram os aeroportos. Isso significa que a tarifa de embarque deve cair para a metade do preço.

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.