Leia também:
X Caixa nega crédito a dono de bar e ele se acorrenta ao banco

Governo aciona PGR contra Gilmar Mendes por ‘genocídio’

Ministério da Defesa entrou com representação no órgão contra o ministro do STF

Henrique Gimenes - 14/07/2020 19h24 | atualizado em 14/07/2020 19h52

Ministro Gilmar Mendes , do STF Foto: Agência Brasil/Marcelo Camargo

Na tarde desta terça-feira (14), o Ministério da Defesa protocolou uma representação na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF). A medida ocorre devido a uma declaração feita por Mendes sobre a atuação das Forças Armadas no combate ao coronavírus.

A fala do ministro do STF aconteceu no sábado (11), durante uma transmissão ao vivo, quando criticou a atuação de militares no Ministério da Saúde.

– Não podemos mais tolerar essa situação que se passa no Ministério da Saúde. Não é aceitável que se tenha esse vazio. Pode até se dizer: a estratégia é tirar o protagonismo do governo federal, é atribuir a responsabilidade a estados e municípios. Se for essa a intenção é preciso se fazer alguma coisa. Isso é péssimo para a imagem das Forças Armadas. É preciso dizer isso de maneira muito clara: o Exército está se associando a esse genocídio, não é razoável. É preciso pôr fim a isso – afirmou.

Na segunda-feira (13), o Ministro da Defesa havia anunciado que acionaria a PGR. Em uma nota conjunta assinada pelo ministro da Defesa, Fernando Azevedo e Silva, e os comandantes das Forças Armadas: general Edson Leal Pujol (Exército), almirante Ilques Barbosa Junior (Marinha) e brigadeiro Antonio Carlos Bermudez (Aeronáutica) informaram que “comentários dessa natureza, completamente afastados dos fatos, causam indignação. Trata-se de uma acusação grave, além de infundada, irresponsável e sobretudo leviana. O ataque gratuito a instituições de Estado não fortalece a democracia.”

Leia também1 Gilmar Mendes volta a associar militares a genocídio
2 PGR nega pedido de suspensão da CPMI das Fake News
3 Mourão: "Se tiver grandeza, Gilmar Mendes irá se retratar"
4 Mourão diz que Gilmar 'forçou a barra' ao criticar militares
5 Ministério da Defesa acionará PGR contra Gilmar Mendes

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.