Leia também:
X No DF, mecânico é morto por cliente por demora no serviço

Governadores se reunirão para discutir “defesa da democracia”

Apenas três governadores não confirmaram presença

Pleno.News - 21/08/2021 18h42 | atualizado em 21/08/2021 19h40

João Doria teve a ideia de propor o encontro de chefes estaduais Foto: Divulgação/Governo do Estado de São Paulo

Governadores de pelo menos 24 estados vão se reunir na manhã desta segunda-feira (23), no maior encontro de chefes de executivos estaduais desde maio de 2019. A reunião tratará da defesa da democracia e das instituições e da criação de um consórcio para buscar fundos para questões ambientais.

– Vamos tratar de democracia. É para os governadores que se sentirem à vontade se manifestarem. Vão defender a democracia, vão defender o Supremo, e vão defender que o país mantenha suas instituições, condenando qualquer flerte ou qualquer iniciativa autoritária no país – afirmou Dória na tarde deste sábado (21).

O encontro dos governadores foi combinado no grupo de whatsapp de que todos os governadores participam. A proposta do encontro partiu de João Doria (PSDB), de São Paulo, e de Wellington Dias (PT), do Piauí.

– Há sinais de que, pela proximidade do 7 de setembro, movimentos sejam promovidos por bolsonaristas, bolsominions e psicopatas que seguem o presidente Bolsonaro, para defender a ditadura e um regime autoritário no Brasil. Nós resistiremos – disparou o governador, em alusão às manifestações de direita convocadas para o feriado da Independência.

– Nada contra as manifestações, elas são soberanas. Teremos dia 7 e dia 12, dia 12 contra o governo, dia 7 a favor do governo. Mas que elas sejam pacíficas, que elas sejam feitas dentro dos limites que cada estado, que cada município estabeleceu, para garantir a vida e o direito à manifestação, mas sem rasgar a Constituição ou atentar contra ela ou contra a vida – disse Dias.

BRASIL VERDE
Outro ponto que será tratado tem relação com a ajuda ao meio ambiente.

– Os governadores propuseram um consórcio pró-meio ambiente, que vai se chamar Brasil Verde. Os governadores que aceitarem participam e se reúnem nesse consórcio, e ele passará a ter via legal para pleitear investimentos de fundos internacionais, especialmente fundos europeus e japoneses – comentou Doria.

De acordo com o tucano, a ideia partiu do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB).

O governador paulista não quis dizer quais são os três governadores que não confirmaram a participação no encontro de segunda-feira.

– Espero que mudem de ideia – disse Doria, que foi ao Rio para um evento das prévias do PSDB. Até o momento, 20 confirmaram que participarão de forma virtual, e quatro estarão reunidos em Brasília.

*AE

Leia também1 Em editorial, O Globo defende André Mendonça no STF
2 STF: Moraes manda e Twitter 'censura' perfil de Otoni de Paula
3 Bolsonaro age para impedir STF de abrir inquérito sem aval do MPF
4 Bolsonaro irá para a cadeia se tentar golpe, diz senador da CPI
5 'Lista negra' do STF, TSE e da CPI atinge 50 conservadores. Veja

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.