Leia também:
X Witzel recorre ao Supremo para voltar ao governo do RJ

Governador interino do RJ tenta se reunir com Bolsonaro

Claudio Castro tentará discutir o Regime de Recuperação Fiscal com o presidente

Paulo Moura - 31/08/2020 09h11 | atualizado em 31/08/2020 09h32

Cláudio Castro assume o governo do Rio de Janeiro Foto: Reprodução

Bem diferente do que era praticado pela administração de Wilson Witzel na relação com o Executivo federal, o governador interino do RJ, Claudio Castro, tenta se reunir com o presidente da República, Jair Bolsonaro. Segundo o jornal Extra, o assunto em pauta seria o Regime de Recuperação Fiscal (RRF), cujo prazo para renovação termina na sexta-feira (4).

A publicação afirma que a articulação de Castro é de conseguir o quanto antes um espaço na agenda de Bolsonaro. Conciliador, ele não quer repetir o posicionamento de Witzel, que, nas últimas semanas, apostava numa tese de “renovação automática” e cogitava judicializar a questão em caso de falta de entendimento com a União.

Representantes dos governos estadual e federal que estão à frente das tratativas para a prorrogação enxergam a mudança de postura como “um alívio” e vantajosa para as duas partes. Na semana passada, o Tribunal de Contas da União determinou que, se o Rio apresentar proposta dentro do prazo, o RRF será estendido de modo cautelar, até que o Ministério da Economia a analise.

Além da tentativa de encontro com Bolsonaro, o governador interino do Rio convocou para a manhã de hoje todos os secretários de governo para uma reunião em que pretende passar uma mensagem de tranquilidade e de que o estado não pode parar enquanto aguarda a decisão do STJ. Também estará na pauta o plano de volta às aulas.

Apesar de apoiar publicamente Witzel durante o processo de impeachment, no primeiro escalão do governo o sentimento é de que Witzel não voltará a ocupar o Palácio Guanabara e que Castro é o novo governador do Rio.

Leia também1 Witzel recorre ao Supremo para voltar ao governo do RJ
2 Witzel recebeu R$ 900 mil por 'atuação relâmpago' em 2018
3 Alerj deve votar impeachment de Witzel em até 2 semanas
4 Apuração sobre Witzel aponta propina no Judiciário
5 Maia recebe peças do processo contra a deputada Flordelis

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.