Leia também:
X Queiroga manda cientista de Biden não se meter: ‘Do Brasil, cuido eu’

Governador Eduardo Leite pede ao STF para intimar Bolsonaro

Governante gaúcho quer que o presidente explique a declaração sobre onde o tucano teria "enfiado" o dinheiro federal para a pandemia

Gabriela Doria - 08/04/2021 22h49 | atualizado em 09/04/2021 09h42

Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, acionou STF para intimar Bolsonaro Foto: Palácio Piratini/Felipe Dalla Valle

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), recorreu ao Supremo Tribunal Federal para que o presidente Jair Bolsonaro seja intimado a explicar o porquê de questioná-lo sobre “onde teria enfiado” a verba federal destinada à Saúde no estado.

A declaração de Bolsonaro foi dada no início deste ano, durante uma entrevista ao jornalista José Luiz Datena.

– Onde o Leite enfiou essa grana? Eu não vou responder pra ele, né. Mas eu acho que é feio onde ele botou essa grana toda aí – ironizou o presidente da República.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro insinuou que Leite usou os recursos federais da pandemia para equilibrar o caixa do governo.

– Tem estado, como o Rio Grande do Sul, por exemplo, que estava há quase três meses atrasando a sua folha de pagamento… o governador Leite botou em dia sua folha de pagamento e se esqueceu da saúde, por exemplo – disse o presidente.

Na ação, Eduardo Leite sustenta que o discurso de Bolsonaro teve duplo sentido, “a partir do qual pode defluir a insinuação da prática, pelo gestor estadual, do crime consistente no emprego irregular de verbas ou rendas públicas”.

O governador Tucano também aponta que a fala de Bolsonaro pode ter o sentido de “difamação, por narrar fato relacionado à possível destinação do recurso, a justificar a necessidade de explicações, mormente diante da enorme repercussão nas mais diferentes mídias”.

Leia também1 Bolsonaro critica Doria durante jantar: 'É um vagabundo, c******'
2 Pacheco diz que atenderá ao STF e irá instalar a CPI da Covid
3 STF irá julgar ações contra decreto de armas de Bolsonaro
4 Bolsonaro agradece 'empenho de todos envolvidos na vacinação'
5 Barroso 'manda' presidente do Senado instaurar a CPI da Covid

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.