Leia também:
X Facada em Bolsonaro completa 1.000 dias ainda com mistérios

Governador do Amazonas volta a ser alvo de operação da PF

Wilson Lima já havia sido alvo de operação policial em junho de 2020

Paulo Moura - 02/06/2021 08h44 | atualizado em 02/06/2021 10h12

Governador do Amazonas, Wilson Lima Foto: Divulgação/Secom

O governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC), é alvo de uma operação da Polícia Federal (PF) contra desvios de verba da Saúde. Nesta quarta-feira (2), os agentes executam ao todo 25 mandados judiciais expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), Corte responsável por julgar ações contra governadores. E Lima enfrenta um julgamento nesta quarta justamente no STJ.

Os policiais estão na casa de Wilson Lima, que fica em um condomínio de classe alta em Manaus, capital do Amazonas. As investigações da polícia apontam que há indícios de que funcionários do alto escalão da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas realizaram contratação fraudulenta, para favorecer grupo de empresários locais, sob orientação da cúpula do governo do estado.

Dos mandados cumpridos nesta quarta, 19 são de busca e apreensão e 6 de prisão temporária nas cidades de Manaus (AM) e de Porto Alegre (RS), além de sequestro de bens e valores, que, somados, alcançam a quantia de R$ 22.837.552,24.

O STJ decidirá se aceita a denúncia da Procuradoria Geral da República (PGR) e afasta o governador do cargo, nos mesmos moldes do que ocorreu com o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, que coincidentemente é do mesmo partido de Lima, o PSC.

Wilson Lima também está entre os governadores convocados para prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia, no Senado, com o objetivo de esclarecer a aplicação de recursos federais repassados aos estados para o combate à Covid-19.

LIMA JÁ FOI ALVO DA PF EM 2020
O governador do Amazonas já havia sido alvo de buscas e bloqueio de bens na Operação Sangria, deflagrada em 30 de junho de 2020 pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal (MPF). Na ocasião, a força-tarefa prendeu a secretária de Saúde do Amazonas na época, Simone Papaiz.

A investigação apontava para supostas fraudes e desvios na compra de respiradores, com dispensa de licitação de uma importadora de vinhos. Na operação, a PF cumpriu os mandados na sede do governo do estado, na casa de Lima, como nesta quarta, e na Secretaria de Saúde, em Manaus.

Leia também1 Aziz divulga novo calendário da CPI. Queiroga depõe no dia 8
2 Salles quer ser ouvido pela PGR para 'esclarecer fatos'
3 PGR pede ao STF abertura de inquérito contra Ricardo Salles
4 Rosa Weber será relatora da ação de governadores contra CPI
5 Morte de paciente com "fungo preto" é investigada em Manaus

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.