Leia também:
X CPMI: Zé Trovão diz que governo está intimidando deputados

Governador do Acre tem bens bloqueados em operação da PF

Ação investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a cúpula do governo acreano

Paulo Moura - 09/03/2023 11h05 | atualizado em 09/03/2023 11h20

Governador do Acre, Gladson Cameli Foto: Senado Federal/Marcos Brandão

Apesar de não ser diretamente um dos alvos da terceira etapa da Operação Ptolomeu, que investiga crimes de corrupção e lavagem de dinheiro envolvendo a cúpula do governo do Acre, o governador do estado, Gladson Cameli (PP), teve bens bloqueados e precisará entregar seu passaporte. A ordem, emitida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), atinge imóveis, carros e até aeronaves do gestor.

Ao todo, mais de 300 policiais, com apoio de servidores da CGU e RFB, cumprem 89 mandados de busca e apreensão nos estados do Acre, Piauí, Goiás, Paraná, Amazonas e Rondônia, além do Distrito Federal. A investigação tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e, segundo a PF, é um desdobramento das fases I e II da operação, deflagradas em 2021.

Nas etapas anteriores, a investigação identificou que a organização criminosa, controlada por agentes políticos e empresários ligados ao Poder Executivo estadual acreano, estaria atuando no desvio de recursos públicos e na realização de atos de ocultação da origem e destino dos valores subtraídos, por meio de lavagem de dinheiro.

Já na nova fase, a PF busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres públicos. Por causa disso, o STJ determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milhões, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo adquiridos como proveito dos crimes.

Além disso, a Corte ainda decretou inúmeras medidas cautelares diversas da prisão, dentre as quais: a suspensão do exercício da função pública, a proibição de acesso a órgãos públicos, o impedimento de contato entre os investigados e a proibição de se ausentar do país, com a entrega de passaportes no prazo de 24 horas.

Leia também1 PF faz operação contra cúpula do governo do Acre por corrupção
2 CPMI: Zé Trovão diz que governo está intimidando deputados
3 Opositores reagem à live de Janja no YouTube da TV Brasil
4 Nikolas nega transfobia após usar peruca em fala na Câmara
5 Silvio Santos presenteou Roque com uma casa na pandemia

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.