Leia também:
X Após contrariar Doria, prefeito é multado e tem bens bloqueados

Governador diz que ‘desrespeito’ do povo dificulta lockdown

Governador do Mato Grosso, Mauro Mendes, declarou que Bolsonaro influencia negativamente a população

Pleno.News - 25/03/2021 11h17 | atualizado em 25/03/2021 12h05

Governador Mauro Mendes (DEM) Foto: Reprodução

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), disse em entrevista à rádio CBN que “dificilmente” irá decretar um “lockdown” no estado, uma vez que, segundo ele, o “desrespeito às leis está ficando latente” e “está se consolidando no país [um] sentimento de insubordinação”. O governador ressaltou que “isso é muito ruim e, em algum momento, pode fugir ao controle”.

O governador disse que o estado passa por um “momento de grande dificuldade”, diante da baixa adesão da população às medidas de distanciamento.

Conforme ele relatou, a ocupação dos leitos de UTI no estado está em 97%, com os poucos leitos restantes servindo de reserva técnica para casos graves.

Dentre os responsáveis pela percepção e comportamento da população, Mendes não descarta a influência do governo federal.

– É impossível imaginar que um presidente da República de qualquer país do mundo – e aqui no Brasil não é diferente – não tenha capacidade de influenciar a sua população – disse.

– Nosso estado tem, sim, número grande de pessoas simpáticas à forma dele, Bolsonaro, [de] atuar, às formas que ele diz, e seguramente isso influencia. Nas regiões do agronegócio, as pessoas não querem ouvir falar, sob hipótese alguma, em distanciamento ou paralisação – completou o governador.

Jair Bolsonaro tem feito elogios recorrentes ao setor, por não adotar a “política do fique em casa”.

Na terça-feira (23), a Assembleia do Estado do Mato Grosso rejeitou proposta do governo de antecipação de feriados que, na prática, criaria um período de dez dias de suspensão das atividades econômicas. A proposta foi reprovada pela ampla maioria dos deputados, com um único voto favorável: o do deputado Lúdio Cabral (PT), oposição ao governo.

Mendes, que disse evitar criticar decisões de outros poderes a fim de não criar crises institucionais durante o grave momento da pandemia da covid-19, ressaltou: “Mato Grosso é hoje o estado com o pior nível de distanciamento”.

– É uma opção que a sociedade tem feito apesar de o governo ter feito campanhas pesadas, que estão no ar, usando os meio de comunicação – disse.

*Estadão

Leia também1 Uso de máscaras em aeroportos e aviões: regras serão mais rígidas
2 Médico convidado por Queiroga para protocolo é anticloroquina
3 Pacheco manda investigar Filipe Martins por gesto no Senado
4 Assessor de Bolsonaro rebate polêmica com gesto no Senado
5 Lira manda 'recado' a Bolsonaro e fala em "sinal amarelo"

Siga-nos nas nossas redes!
WhatsApp
Entre e receba as notícias do dia
Entrar no Canal
Telegram Entre e receba as notícias do dia Entrar no Grupo
O autor da mensagem, e não o Pleno.News, é o responsável pelo comentário.